quarta-feira, 28 de abril de 2010

De costas para a parede

O evento do CESUPA ocorreu no mesmo dia em que eu, zapeando na TV, topei com o programa da Oprah Winfrey e tomei conhecimento da existência da penitenciária federal da Ilha McNeil, no Estado americano de Washington. A penitenciária recebe os pedófilos mais perigosos daquele país que, mesmo após a extinção das penas a que foram condenados, são ali confinados. Uma terrível medida de segurança, como forma de prevenir novos crimes por meio do impedimento físico.
A correspondente Lisa Lang foi autorizada a filmar dentro da prisão e entrevistou detentos, revelando a filosofia de uma instituição que pode manter custodiadas pessoas para o resto de suas vidas, já que a pedofilia é um transtorno comportamental que, de regra, não tem cura.

Vi apenas um breve trecho da matéria, mas foi o suficiente para me inspirar uma série de considerações sobre a eventual aplicabilidade de regras semelhantes no Brasil. Seriam grandes as dificuldades. Por isso mesmo, vou estudar melhor sobre aquela instituição e, à frente, farei algumas postagens.
Quem tiver informações sobre a Ilha McNeil, agradeço se me forem enviadas.

Nenhum comentário: