segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nosso Lar

E já que estamos falando de cinema de temática espírita, não há como ignorar a novidade.
Há apenas alguns dias escutei falar, pela primeira vez, que estaria em fase de pré-produção a versão cinematográfica do romance Nosso Lar, psicografado por Chico Xavier e ditado pelo Espírito André Luiz (que vem a ser o protagonista da história). A notícia me chegou carregada de preocupação, porque seria um incursão da indústria cinematográfica de Hollywood sobre um assunto que não merece ser tratado de forma fantasiosa e comercial.
Nos trailers do filme Chico Xavier, eis que me deparei com uma cena que reconheci de imediato. Para minha surpresa, a produção está bem mais avançada. As filmagens foram realizadas entre julho e setembro de 2009 e estão encerradas. O trailer mostra imagens com uma qualidade condizente com versão acabada, embora decerto algumas etapas tenham sido puladas para aproveitar o momento mais adequado para vender o produto. A previsão de lançamento é para o próximo dia 3 de setembro.
Nosso Lar é o livro de estreia de André Luiz e um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil, país que não valoriza a leitura. Lançado em 1944, já vendeu mais de um milhão e meio de exemplares. Tem grande poder atrativo de curiosos, porque sua narrativa funciona como uma espécie de curso, bastante didático, para saber como é o mundo espiritual. Esse tipo de abordagem já provou seu enorme apelo popular, através de um livro antidoutrinário e suspeito como Violetas na janela, do Espírito Patrícia, que também se tornou um fenômeno de vendas. Pelo amor de Deus, separem o joio do trigo!
O filme Nosso Lar, se está com o pé em Hollywood, continua sendo uma produção nacional, roteirizada e dirigida por Wagner de Assis, que Deus tenha piedade de nós! tem no currículo cinco filmes da Xuxa. É com terror que escrevo isto... Além desses antecedentes criminais, ele também dirigiu o banal A cartomante (2004). Sinceramente, o impacto altamente positivo das imagens grandiosas e belas do filme está prejudicado agora...
Mas vamos dar um voto de confiança. E acompanhar as notícias.

3 comentários:

Ivan Daniel disse...

Ao ver o trailer antes do filme do Chico começar, comentei logo com minha esposa que se tratava de André Luiz e Nosso Lar. Falei pra ela e confesso que também estou preocupado, mas minha preocupação se resumia apenas com o que o filme mostraria, como seria retratada a Colonia. Agora com essas informações da ficha do diretor, a palavra é aterrorizado mesmo, Yúdice.

Yúdice Andrade disse...

Como disse, Ivan, o jeito é ter esperança. Quem sabe o rapaz não rompeu com o passado e nos surpreende? Tomara!

Anônimo disse...

Caro professor,
esta é a chance do diretor redimir seu currículo!
Mas assim como Ivan Daniel, fico preocupada com a demasiada exposição e comercialização de uma temática tão pessoal e subjetiva. No momento em que um livro se torna filme, perde-se em grande parte a magia com que as próprias palavras despertam a criatividade dos leitores. Acredito que filmes de lonje alimentam o intelecto tanto quanto os livros.

Agora levanto uma questão. Infelizmente, ainda não li este livro de André Luiz, mas gostaria de saber qual sua crítica à respeito do livro Violetas na Janela, o qual estou lendo por recomendações.

Abraços,
Uma aluna