terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os homens e a natureza

Este belíssimo filhote que você vê na fotografia é um peixe-boi de aproximadamente quatro meses, medindo setenta centímetros, uma fêmea, que pescadores de uma praia no entorno da Vila de Monsarás, Município de Salvaterra (Ilha do Marajó), encontraram encalhado há alguns dias e se mobilizaram para proteger. A informação está publicada hoje no Diário do Pará, em reportagem assinada pelo jornalista Dário Pedrosa, que também é o autor do registro fotográfico.
É reconfortante ver uma comunidade se reunir espontaneamente para cuidar do indefeso animal, a ponto de assegurar que chegue são e salvo às mãos de quem poderia garantir sua sobrevivência (atualmente, ele está em poder do IBAMA). Episódios assim mostram uma relação salutar que o bicho-homem ainda mantém com a natureza e que deveria ser fomentada, sobretudo nos centros urbanos.
Vale lembrar que existem três espécies de peixe-boi (marinho, africano e da Amazônia) e todas correm risco de extinção. O feito dos pescadores marajoaras é maior do que parece.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

E que a consciência de que protegendo a natureza, estamos protegendo a nossa vida, se alastre pelo mundo.

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice,
Monsarás é onde está a casa da família do Juca, no Marajó. Vai ver que a presença espiritual dele envolveu a comunidade do lugar.
Abraços.