quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Um quarto cruzeiro

O comentarista Cláudio Teixeira deixou uma mensagem na postagem em que lancei o desafio dos cruzeiros, quando afirmei que só restavam três em Belém. Ele me advertiu, contudo, da existência de outro, na Avenida Alcindo Cacela, esquina com a Rua São Miguel, no bairro da Cremação, próximo à feira.
Desde logo, agradeço ao Cláudio pela informação. E depois de matutar, cheguei à conclusão de que os três cruzeiros sobre os quais li, no passado, eram o do Telégrafo, o de Fátima e o da Cremação. Icoaraci estava de fora, talvez por ser um distrito da cidade e ter sido desconsiderado. Mas bastou o Cláudio mencionar o fato e uma recordação longínqua me veio à mente. Mas reconheço que eu não sabia mais da cruz da Cremação. Não é uma região pela qual eu costume passar, mas estive ali pela Casa Portugal algumas vezes e, confesso, não reparei no cruzeiro. Fiz exatamente o que afirmei ser feito pela generalidade das pessoas.
A intenção das postagens sobre cruzeiros era não apenas falar deles, mas sobretudo aprender alguma coisa a respeito. Resta-me ir ao local e fazer o registro fotográfico, para que esta nossa série tenha um fechamento adequado. E quem sabe não surjam outros cruzeiros por aí?
Valeu, Cláudio!

3 comentários:

Arthur Laércio Homci disse...

Um quinto cruzeiro?

Conversando com alguns amigos aqui do bairro sobre o desafio, eles me garantiram que existe um cruzeiro no final da Rua Curuçá, no bairro do Telegrafo.

Amanhã passo por lá, já que é aqui perto, e se possível tiro uma foto para comprovar.

Também estou coletando informações sobre o cruzeiro da Rua do Una, que na verdade se chama praça alguma coisa naquele ponto (a Rua do Una vai da Cel. Luis Bentes à Trav. José Pio).

Espero trazer informações mais precisas amanhã.

Yúdice Andrade disse...

Arthur, por favor, confirma essa informação para mim. Aguardo notícias. Obrigado.

Arthur Laércio Homci disse...

Dito e feito!

O 5º Cruzeiro realmente existe, e fica no início da Rua Curuçá, no bairro do Telégrafo, em uma simpática pracinha denominada praça do Cruzeiro.

Fui lá e tirei fotos, que enviei para o seu email (yudice@cesupa.br), inclusive com a localização no Google Earth.

Fico devendo, por hora, a história do Cruzeiro da Rua do Una.

Abraços!

P.S: Ontem, acertei o meu ingresso como docente no CESUPA, na disciplina Direito Processual Civil.