segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Puzzles

É curioso como o Brasil, que se desenvolve a olhos vistos, continua a não possuir ou a ter um acesso limitado a produtos que, em outros países, estão acessíveis a qualquer pessoa que possa pagar por eles. Os penduricalhos tecnológicos são o melhor exemplo, mas estes sempre acabam vindo ao país. Contudo, coisas bastante simples não existem por estas bandas. Um exemplo: quebra-cabeças. Um simplório jogo de quebra-cabeça.

A Grow, empresa que respeito muito, pela atenção extrema que me dispensou quando precisei (conto outro dia), se orgulha de fabricar o maior quebra-cabeça do Brasil. E qual o seu tamanho? 5.000 peças. Nada mais do que 5.000 peças. E há apenas três opções de imagem, nesse tamanho. Mas se você acessar, por exemplo, a Rue des Puzzles, ficará impressionado com a quantidade de produtos em oferta e, mais ainda, com os tamanhos.

Esta panorâmica, abaixo, intitulada La vie, é uma tela de 24.000 peças! O gigante, quando pronto, chega a 4,28 m x 1,57 m, ou mais de 6 m2. Tamanho suficiente para se tornar um problema real para quem tentar montá-lo. Um engenho desses exige toda uma preparação um espaço próprio e condições de segurança e de finalização. O ideal é que ele seja montado já sobre a superfície no qual será emoldurado. A moldura e o vidro de proteção, se houver, deve estar na sua casa, ou seja, o quadro será montado em seu próprio lugar definitivo, porque transportar um treco desses não vale a pena. Detalhe: este produto é o mais vendido do site.



Caso você não encare um desafio tão trabalhoso, que tal esta Santa Ceia de Leonardo da Vinci, com modestas 13.200 peças?




Vale a pena navegar pelo site. Você descobrirá imagens deslumbrantes nele. Além disso, a empresa ainda lhe oferece a possibilidade de mandar a sua própria fotografia para ser transformada em seu puzzle pessoal. Sem falar num sem número de acessórios e bugigangas decorativas, todas com temas alusivos a quebra-cabeça.

Eu e minha esposa estamos de olho nos gigantes há alguns anos, mas precisávamos antes saber de que tamanho seria a nossa casa. Estamos instalados em nossa casa há mais de um ano e meio, só que por ocasião da mudança ela já estava grávida e nossas prioridades eram completamente distintas. Hoje, quando retornamos ao antigo hábito de montar quebra-cabeças, dá vontade de partir para desafios maiores. E aí vem o problema: a Rue des Puzzles não entrega no Brasil.

Foi por isso que eu disse: coisas tão simples e estão fora do alcance. É bem possível que, lá por São Paulo, alguma loja venda esses jogos. Mas, com certeza, pelo quíntuplo do que me custaria importá-los. Que lástima!

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Eu já montei um de 1000 peças, em cima de uma mesa que eu tinha, de 10 lugares, qdo morava em casa, morando apErtamento, não dá para ter uma mesa dessas mais. Desfiz-me da mesa e do quebra-cabeças, que por sinal, levei uns três meses montando. As peças eram mínimas, às vezes eu ficava querendo jogar tudo no lixo.
Um dia, eu, num acesso de raiva, por não achar determinada peça, desmanchei um bom pedaço. (burrice)
Meus filhos eram pequenos na época, então eu nem os deixava chegar perto.
Eu tbm adoro montar quebra-cabeças, sempre comprei para meus filhos qdo eles crianças.
Faz uns oito anos que não monto um bom quebra-cabeças...
Incrível, eu não me lembro qual era a figura...

Yúdice Andrade disse...

Já estou há uns três anos afastado da empreitada. Foi bom retornar. Não tenho a paciência necessária, mas acho que é um exercício válido e útil.

Bruno disse...

Amigo, que bom encontrar alguém com a mesma angústia e ainda mais conterrâneo (também sou de Belém). Há alguns anos consegui me aventurar a montar um de 13.200 peças que o mu primo me mandou da Holanda. A montagem é relativamente fácil mesmo em um apertamento, pois ele vem divido em 6 partes. A qualidade do material é excelente (muito superior aos da Grow) e montado fica lindo. O problema é que não tem como emoldurar um quadro de 2,9m x 1,4m. E se tivesse, não teria como subir pelo elevador ou pela escada :( Ou seja, minha beleza tem que ficar guardada... Tive ue me contentar em emoldurar um de 3.000 e um de 5.000 peças da grow. Abraços

Yúdice Andrade disse...

Salve, Bruno. Não sabia que o quebra-cabeça vem dividido em seções. Mas, pensando bem, é uma ideia altamente sensata, operacional. Mesmo assim, para transformar o trabalho em quadro, a complicação é grande. Só mesmo montando no lugar definitivo. Em caso de mudança, haja canseira!

Bruno disse...

É bem sensato mesmo. Acredito que aconteça com todos esses grandes. No caso do meu, ele dizem que para aumentar a "emoção", podem ser misturados duas pertas. Não mais do que isso. Abraços e parabéns pelo blog!