quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia nebuloso

Se você puder evitar, não saia de casa hoje ou fique bem quieto no seu local de trabalho: Belém vai parar. Não é por causa da chuva, não. Ela caiu logo cedo e durou apenas alguns minutos. Pode voltar, considerando que o dia está bastante nublado, mas ela não é o problema. Recomendo que evite as ruas porque o trânsito ficará infernal e há risco de conflitos.
Trafegando pela Av. Júlio César, observei caminhões-guincho recolhendo três vans, o famoso transporte clandestino. Mais adiante, em plena Almirante Barroso, uma arapuca armada: quando as vans passam em frente à Praça São Cristóvão, são paradas. Além de viaturas da CTBel, avistei uma da Polícia Militar (Grupo de Ações Táticas). Ou seja, podemos esperar que os perueiros se mobilizem e, logo mais, bloqueiem o Entroncamento, eliminando o tráfego na BR-316 e Augusto Montenegro e, com isso, paralisando boa parte da cidade.
Ao comentar o que vi, soube que essas apreensões começaram ontem à noite e que houve confusão, com direito a enfrentamento com a polícia, disparo de armas de borracha e gente ferida, o que chegou a ser exibido, pelo SBT, em cadeia nacional. Como eu estava em aula, não assisti aos jornais e não tomei conhecimento. Isto confirma o prognóstico dos riscos de estar às proximidades da confusão.
Uma coisa é certa e eu sempre repito: era para o poder público ter apreendido as primeiras duas ou três vans que surgiram na cidade, anos atrás, mas deixaram que elas virassem dezenas e depois centenas, antes de se preocuparem com o assunto. Agora que existem centenas de pessoas alegando que precisam dessa atividade para sobreviver honestamente e sustentar suas famílias, deveriam proibir ou regulamentar de uma vez por todas. Mas, para variar, não fizeram nem uma coisa nem outra. O resultado? Vá às ruas para ver.

3 comentários:

Tanto disse...

Perfeito: "Uma coisa é certa e eu sempre repito: era para o poder público ter apreendido as primeiras duas ou três vans que surgiram na cidade, anos atrás, mas deixaram que elas virassem dezenas e depois centenas, antes de se preocuparem com o assunto.".

Teoria das Janelas Quebradas?

Anônimo disse...

O problema da gestão pública no Brasil é que ela é primeiramente política e esta é populista. Então tomadas de posição óbvias são procrastinadas devido a avaliações do ônus político. OK, o mal está feito, as sucatas que transportam pessoas transportam pessoas e infernizam o trânsito com seus condutores sem nenhum senso de cidadania e muitas vezes de regras básicas de trânsito. O que o poder público deveria fazer, mesmo que politicamente, ordenar e fiscalizar. Charangas, molambos, excentricidades e calhambeques fora! Criar um curso preparatório para condutores profissionais (Taxis, ônibus, alternativos), para eles saberem o que trânsito e cidadania têm em comum. Assim eu acharia correta a gastança dos meus impostos. Mas o final desta novelinha bufa todos nós sabemos: Mais alguns dias de confusão, então a "fiscalização" desaparece e tudo volta a ser como antes: caótico, sujo, estressante e desrespeitoso. Alguém duvida?

Roberto Barros.

Yúdice Andrade disse...

Fernando, a teoria das janelas quebradas é até muito sofisticada para isso. A explicação, por aqui, reside num nível bem mais inferior, em conformidade ao que disse o Roberto.