terça-feira, 16 de março de 2010

Obrigação de meio

Sabemos que a atividade médica é de meio, não de resultado, porque os objetivos perseguidos pelo paciente dependem de variados fatores, que não estão sob o controle do profissional. A regra é mitigada, todavia, no que tange à cirurgia plástica, ramo que não para de crescer devido a pessoas que, dentre outros fatores mais justos, são tão feias por dentro que precisam desesperadamente ser bonitas por fora1.
Encontrei, entre as bobagens da Internet, uma relação de fotos de celebridades (argh!) estrangeiras antes e depois das plásticas, para fins de comparação. Algumas dessas pessoas eram e permaneceram bonitas. Outras, mal permaneceram pessoas. Naturalmente, ocupei-me destas, para lhe perguntar: o que você faria com o cirurgião plástico se ele deixasse você como uma das figurinhas abaixo?


A primeira escolhida é a atriz americana Joan Rivers, quase 77 anos, cujas plásticas não produziram um efeito trágico: ela já era enfraquecida antes delas. Mas normal, coisa da idade. Acabou assemelhada a algum daqueles tipos caricatos do "humorístico" Zorra total. Exemplo de uma tentativa honesta de melhorar a aparência, pelo menos conservou o fenótipo humano.




 

Em quarto lugar, a atriz e cantora americana Dolly Parton, atualmente com 64 anos. Pelo menos, consta que é uma boa cantora e já fez muito sucesso. Mas o tempo é cruel para todos: o aluguel caro obrigou a cidadã a fazer uma ponta no seriado Hannah Montana. Ela era tão bonitinha... Mas os cabelos de antigamente já eram uma situação.







Esta é conhecida: La Toya Jackson, quase 54, a cantora e atriz americana de grandes sucessos, como... Bem, ela é bastante famosa por ser irmã de Michael Jackson. Amava tanto o irmão que seguiu os seus passos e fez um monte de intervenções cirúrgicas para obter a mesma aparência alienígena dele, notadamente o fiapo de nariz. Sem falar que essa família tem mesmo um problema sério com a cor original da pele.





A segunda colocada é Jocelyn Wildenstein, uma socialite (bem feito!) suíça que está prestes a completar 70 anos (parece infinitamente mais). É conhecida tão somente pelo número excessivo de cirurgias plásticas que fez. Estima-se que já gastou mais de 4 milhões de dólares com isso. Nota-se que teria sido melhor empregar a grana em outra atividade. Como nunca soubera da existência dessa criatura, se me mostrassem a sua foto e perguntassem o que é, eu responderia um teste para escultor do Museu de Cera Madame Tussaud. Este candidato, contudo, foi reprovado.



E a taça vai para "Carrot Top". O primeiro esclarecimento que precisa ser dado é que o ser aí ao lado é do sexo masculino. Chama-se Scott Thompson. É um ator americano de 45 anos que participou de filmes importantes, tais como... deixa pra lá. Apesar de a criatura precedente conseguir ser mais feia, parece-me que, neste caso, a destruição no rosto do sujeito está bem mais evidente. É o clichê da cirurgia plástica: pele esticada à exaustão, olhos arregalados, rosto sem expressão, boca artificial e as indefectíveis sobrancelhas pintadas e oblíquas. Medonho.
Sinceramente, você pagaria por um serviço desses?

1 Alusão ao filme Seven - Os sete crimes capitais (Se7en, David Fincher, 1995).

8 comentários:

Tanto disse...

Jesus, Maria et José! Uma boa forma de começar meu dia foi ler este post! Incrível é a ilusão de que se pode resolver tudo, inclusive o passar dos anos.

Anônimo disse...

Yúdice, me mande um remédio pra dormir, por favor. Precisarei.

Alexandre

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Ninguém quer envelhecer, mas isso aí é muuuuuuuuuito pior do que todas as rugas juntas.
Eu não faria isso de graça. Pagar? Nem no meu 3º dia de loucura consecutivo.

Sakura Monini disse...

pensei que a Jocelyn Wildenstein tinha uma alergia a abelhas e no dia anterior à última foto, tinha sido vítima de uma guangue inteira delas! hehehehe
Quanto ao Scott Thompson, vc tem certeza que estamos tratando de um "homem"? Uma dúvida me surgiu era se na segunda foto ele está sério, ou foi o cirurgião plástico dele querendo curtir com a cara dele, esticou ela toda pra ele ficar sorrindo pra sempre! shushushua

Polyana disse...

A irmã do Michael Jackson está absurdamente diferente!!! Parece outra pessoa que fez plástica!

Yúdice Andrade disse...

Pelo menos ela deu alegria a alguém, Fernando! De fato, há gente que deposita um fé quase religiosa nas cirurgias plásticas.

Não tenhas medo, Alexandre. Se Deus quiser, não há de nos acontecer nenhum mal.

Pagar para ficar medonha... E o pior é que a pessoa, mesmo não esperando um resultado desfavorável, pode contar com algu prognóstico, considerando a idade, condições físicas, etc.
Tive que rir do "terceiro dia consecutivo de loucura"!

A comparação com picadas de abelhas foi muito oportuna, Sakura. Ela está inchada, mesmo.

No fundo, meu amor, era outra pessoa, mesmo.

Anônimo disse...

Precisamos filosofar sobre: O que é a beleza?

Rubens João disse...

Eu conheço uma pessoa que tem tendencia a fazer uma besteira dessas e, pasmem!!! -Ela chama de lindo quanto mais medonho for um rosto desses aí.é o retrato do rosto de plastico da nossa geração atual.