sexta-feira, 18 de junho de 2010

Retomando

Ontem encerrei um ciclo no semestre letivo que, enfim, anunciou o pouso iminente. Entreguei o último lote de provas do segundo bimestre, um calhamaço de papeis que me deixaram exausto. Hoje, começa a nova rodada de provas mas, felizmente, já para um número bem reduzido de pessoas.
Mas o que acabou ontem foi bem mais do que um processo avaliativo. Terminou, também, um longo ciclo de convivência com duas turmas muito queridas, que agora passam à categoria de grandes lembranças ainda próximas, já que têm mais dois anos e meio de curso pela frente. Foram dois anos de convívio no total contínuos, para uma delas, e com uma interrupção de um semestre, para a outra. Seja como for, dois anos é bastante tempo, sobretudo considerando que corresponde a dois quintos do curso inteiro.
Penso que tivemos uma trajetória bonita e estou satisfeito com o modo como as coisas terminaram. Ontem foi uma noite de confraternizar, de rir muito, até ficar com os músculos faciais cansados. Foi uma noite feliz.
E o blog, devagar, começará a retomar sua rotina.

3 comentários:

Anônimo disse...

Manifesto as palavras da turma, já que a emoção, o calor da noite não permitiram que certas palavras fossem ditas. Mas nem foi preciso, já que as expressões e o sentimento de alegria [alívio] perpassava por todos e era evidente em cada sorriso, em cada conversa, inclusive nos movimentos corporais que conseguimos intitular de dança, que culminou em uma quadrilha bem anarquista, com direito a balancê no meio do túnel.
Estamos agora encaminhando para mais um semestre, mais uma etapa de luta, de estudo, de pesquisa, de encontros e desencontros. O mais importante é levar adiante os ensinamentos colhidos pelas pessoas competentes que nos acompanharam por esse período, como este professor que nos tolerou e exerceu com excelência o magistério durante dois anos. E nunca estivemos em más companhias, nem tivemos professores, tão somente, pois fomos acompanhados por educadores sérios, amigos, pessoas de bem que batalham para que esse mundo seja um lugar melhor para se viver, e ainda que vez ou outra tivéssemos algum tropeço, uma turma unida se erguia junta em busca sempre do conhecimento, porque isso ninguém tira de nós, assim como a lembrança dos momentos vividos com pessoas tão bacanas. Metade do caminho já foi percorrido, como disse uma vez, bola pra frente! E vamos que vamos!
Abraços

Leonardo Santa Brígida

Ana Miranda disse...

Que alívio, saber que te teremos por inteiro novamente!!!
Seja bem-vindo à sua casa que é muito nossa também.

Yúdice Andrade disse...

Ontem era um dia de festa, Leonardo. Exatamente o que todos precisávamos. Lamento não ter encontrado todos os membros da turma, mas foi extremamente prazeroso estar lá.
Quando me convidaram para a quadrilha improvisada e recusei, possuía um motivo específico: queria contemplá-los. Eu sabia que já estava quase na minha hora de partir e quis passar um tempo só observando vocês sendo felizes, que é o que resta aos pais, quando seus filhos crescem e seguem seus rumos.
Guardarei a memória daquela dança e o som daquelas gargalhadas. Uma lembrança maravilhosa.
De fato, vocês têm agora a segunda metade do curso pela frente. Boa sorte, muito estudo e contem comigo. Posso até não saber exatamente para quê, mas estou à disposição.
Um forte abraço.