terça-feira, 22 de junho de 2010

Um modesto 32º lugar

Com todo o respeito aos matonenses, moradores da cidade em questão, você já ouviu falar do Município paulista de Matão? Nem eu.
Mas sabe o que ele tem muito melhor do que Belém, a tão decantada metrópole da Amazônia? Um saldo positivo de empregos no mês de maio bem melhor, ao menos em números absolutos.
Enquanto Belém é a 32ª colocada, Matão ostenta o 13º lugar. Sim, eu sei que a verificação diz respeito a um único mês, que inúmeros fatores influenciam os resultados e que estes flutuam bastante. Mas não deixa de ser sintomático que uma pequena cidade paulista consiga ser muito mais eficiente do que uma capital — e uma capital que não está entre as menores — dentro do período analisado. Vamos esperar o resultado do ano de 2010.
Matão (B), a cerca de 300 quilômetros da capital (A), foi fundada em 1898 e possuía menos de 80 mil habitantes em 2008, segundo o IBGE. Possui um cenário de cerrado e mata atlântica e sua economia se beneficia tanto da agropecuária quanto da indústria.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pior é que já ouvi falar de Matão e minha reação foi essa: Matão??? (imaginando um mato enorme - santa ignorância)

Pois bem, levei uma lição de um grande amigo, ex-morador de Matão (reside atualmente em Santo André), sobre a qualidade de vida da cidade!

É... mato mesmo, só aqui em nossa Belém abandonada pelos governantes!

Belenâmbulo disse...

Estive em Matão há 10 anos. Uma cidade muito aconchegante. Um exemplo de desenvolvimento, alavancado pelo agronegócio da citricultura. Várias cidades do interior, especialmente o paulista, preferem assim: nada de holofotes, a fim de preservar a qualidade de vida de seus habitantes.

Yúdice Andrade disse...

Meus caros, os matonenses é que são inteligentes. Cidades como Curitiba são exemplos de como a ampla publicidade sobre a qualidade de vida acaba por atrair uma rama de imigrantes e, com isso, a qualidade que se tinha se perde. A capital paranaense enfrenta, hoje, problemas urbanos que não possuía anteriormente.
Nada como uma pequena e simpática cidade interiorana...

Jean Pablo disse...

Baa eu já tinha ouvido falar em Matão por causa do time Matonense que já disputou o campeonato paulista hehehe

Veja só como futebol as vezes nos ajuda heheh

Abraços Primo!!!