terça-feira, 3 de outubro de 2006

Adorável Marte


Acabei de surrupiar do Blog do Barretto a imagem ao lado, mostrando o solo de Marte. Trata-se de uma fotografia feita por uma das sondas enviadas pela NASA. Contemplando a imagem, confesso que me emociono. Não é maravilhoso contemplar, com esse grau de nitidez, um mundo tão distante? Como apaixonado por ciência, sinto-me feliz por ver algo assim.
Penso que poderia ser uma paisagem terrestre. Vendo-a, sinto uma estranha nostalgia. Já terei visitado aquele planeta ou algum cenário terráqueo semelhante?
A visão também me lembrou o adorável livro de Ray Bradbury, As crônicas marcianas. Quem não leu e gosta de ficção científica, leia. É uma leitura deliciosa e rápida, com várias pequenas histórias que, apesar de independentes, seguem um ritmo claramente cronológico, formando um todo. A tônica é mostrar como a humanidade, onde vai, carrega seus vícios e destroi tudo o que vê. Os marcianos são dizimados como, um dia, as civilizações indoamericanas foram pelos colonizadores. Uma feliz metáfora, sempre atual.
Aproveitando o ensejo, do mesmo autor leia também Fahrenheit 451, que já foi adaptado para o cinema. Pense numa sociedade do futuro em que os livros são proibidos e os bombeiros existem apenas para queimar os remanescentes. Eles até se surpreendem quando alguém pergunta se era verdade que, no passado, a função deles era apagar incêndios. Agora adivinhe o motivo: o governo impedia a leitura para manter as pessoas na mais absoluta alienação. Uma de suas mais eficientes armas era: a televisão! Nessa sociedade do futuro, as telas de TV ocupam salas inteiras e passam várias coisas simultaneamente, fazendo o indivíduo viver uma vida virtual, tanto que tais aparelhos são chamados de "famílias".
Qualquer semelhança com a nossa realidade...

Acréscimo em 4.9.2011
O Blog do Barretto pouco depois evoluiu para Flanar, um projeto coletivo, isto é, com vários editores de escol, do qual passei a fazer parte posteriormente, ainda que sempre me sentindo uma nota dissonante.

2 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

A Universidade de Coimbra, _PORTUGAL, também tem um site com imagens de Marte. De momento não sei o endereço.
Manuel

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pela dica. Vou procurar.