sexta-feira, 6 de outubro de 2006

O aniversariante de hoje faz 140 anos

[A internet contra mim. Fiz diversas tentativas, desde hoje cedo, de postar, mas a minha rede ou o Blogger não cooperaram. Parece que agora vai dar.]

Ontem prestei homenagem à Constituição brasileira. O aniversariante de hoje é o Museu Paraense Emilio Goeldi que, de tão entranhado em nossa vida, sempre foi chamado, apenas de “Museu”.
Para a maioria das pessoas, o Museu é apenas uma referência de lazer — um zoológico, um oásis de clima mais ameno e de verde no meio de uma cidade que cresce desordenadamente. Todavia, muito além disso, ele é uma instituição científica de renome internacional. Nem ouso expor a relevância de suas pesquisas. Em vez disso, sugiro que você vá diretamente ao site institucional e veja por si mesmo.
Como era de se esperar, o Museu padece do desprezo histórico que nossos governantes têm pela ciência e tecnologia, pois a educação do povo lhes suprimiria os votos que sempre elegem gente dessa laia. Mas brasileiro não desiste nunca e assim prosseguem nossos cientistas, contra tudo e todos. Essa dificuldade talvez torne as conquistas ainda mais meritórias.
Por isso, minhas melhores homenagens ao Museu, seus cientistas, bolsistas, funcionários e todos nós que o amamos. Vida longa ao Museu!

Nenhum comentário: