segunda-feira, 16 de outubro de 2006

O tempo passa, o tempo voa...

...e até a poupança Bamerindus se finou e caiu no esquecimento da noite dos tempos.
O que parece estar esquecido, também, é o antigo engajamento dos petistas na campanha política. Lembram como era? A cidade tingida de vermelho, milhares de bandeiras, adesivos para todo lado, a toada de boi "Vermelho" tocando... Os militantes davam o sangue pelo partido e seus candidatos, de graça, pela convicção de que defendiam os melhores ideais. Cidadãos comuns compravam material de campanha, pois não havia máquina pública para distribuir fartamente camisetas e afins.
Quatro anos se passaram (ou dois, se considerarmos a última eleição municipal) e, hoje, quantas bandeiras e adesivos vermelhos você vê pelas ruas? Só nos veículos de quem trabalha diretamente na campanha. O cidadão comum não usa mais. Acho que o carro que vi esta manhã, com duas bandeirolas, foi a única manifestação do tipo que eu vi desde o começo da campanha. Os únicos adesivos e bandeiras que vemos são... do PSDB.
Mudou o foco de quem se expõe por seu candidato. Sinal dos tempos...
Se a bandeirinha tucana é a única manifestação espontânea de participação política popular, que resta a este país?

3 comentários:

Ivan Daniel disse...

Não tinha prestado atenção nisso, mas depois que li e saí na rua, procurei e não encontrei mesmo. Só manifestações tucanas, maioria em adesivos de carro. Agora pela noite, no estacionamento da Yamada Plaza vi um adesivo petista com a Ana Júlia e o Lula.

Yúdice Andrade disse...

Por lapso, publiquei o post duas vezes e, como não tolero falhas visuais, tratei de deletar a duplicidade tão logo a vi. Junto com ela, foi o comentário do amigo Fred Guerreiro, que reproduzo - lamentavelmente, sem a sua elegante fotografia. Disse o meu comentarista, textualmente: Não é nada disso companheiro Yúdice! Eles apenas amadureceram.

Carlos Barretto  disse...

Sim. Amadureceram saudavelmente, sem perder a bússola. Não se iludam. Estarão lá no dia da eleição.