quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Reconhecimento, finalmente!

A Folha publicou hoje que o Círio de Nazaré provocou o atraso do início da campanha do segundo turno, para o governo do Estado do Pará. O que me interessa é a afirmação de que o nosso Círio é "a maior manifestação religiosa do país". Que é, todos os paraenses sabem, mas os donos do país — moradores do Centro-Sul — sempre ignoraram e até negaram isso.
A festa de Aparecida, a qual se quer dar o título, é grandiosa, mas uma fila para ver a imagem não se compara a milhões de pessoas, em procissão de quatro quilômetros pelas ruas de Belém, orando, cantando e pagando promessas. Quem conhece a mobilização em torno do Círio sabe do que estou falando.
E está chegando a hora. É no próximo domingo.

PS — O manto deste ano está muito bonito, embora eu também gostasse do coloridão, do ano passado.

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

O Círio de Nazaré é uma época que nos traz muito orgulho. Quando estive morando em Brasília ficava triste ao ver o arraial do Círio que também ocorre lá, organizado pela comunidade paraense da capital federal, cheio de barracas típicas do planaldo central, de Minas e algumas nordestinas. As paraenses sem muito destaque...

Anônimo disse...

Mas no Jornal Hoje insistiram na "maior procissão do NORTE do país"! Deixa que eles se enganem! A Nazica não tá nem aí! Salve, Maria, nossa mãe, no sentido mais universal que essa palavra pode ter!
P.S.: Também acho o drag-manto muito lindo, sobretudo pela predominância do azul, mas preciso dizer que o de 2006 - apesar daquela cruz enorme na frente - é um deslumbramento. Minha madrinha deve estar até agora com os dedos no gelo de tanto enfiar miçanga!
P.S.2: 20 mil por um manto! PQP! Dá metade dessa grana pro Auto do Círio, inferno!!!