domingo, 8 de outubro de 2006

Ponto dê

Convencido de que não existe nenhuma página da Internet com informações detalhadas, de boa qualidade e não tendenciosas sobre Belém, feitas em nível local, cerca de três anos atrás fiz uma consulta Google afora à caça de um site, ao menos um sitezinho, cujo conteúdo merecesse respeito. Encontrei. O melhor endereço da Internet era, e acho que continua a ser, http://www.belemdopara.de/
Para degustar o conteúdo, você só precisa ser fluente em alemão. Preste atenção que a terminação "de" vem de Deutschland, o nome da Alemanha em seu próprio idioma. Confirma-se, assim, uma dura realidade: os estrangeiros, quando querem, sabem muito mais sobre o Brasil do que os brasileiros em geral. Mas isso nem é o pior. O pior é que os estrangeiros se interessam muito mais pelo Brasil, sua gente, sua cultura, sua religiosidade e outros aspectos, do que os próprios nacionais.
Estrangeiros adoram a nossa diversidade religiosa. Brasileiros desprezam tudo que não seja católico e evangélico.
Estrangeiros se deleitam com nossas folhas, frutos e raízes. Brasileiros já gostam, por influência externa.
Estrangeiros ficam fascinados com os costumes indígenas ou com elementos rupestres. Brasileiros acham tudo isso besteira. E por aí vai.
Passeie pelo site e tire suas conclusões. Mesmo sem entender o texto, verá o grau de detalhamento. E, sinceramente, não é assustador pensar no quanto os outros sabem a nosso respeito que nós mesmos não sabemos? Pense em ciência e tecnologia, especialmente exploração de potencial ambiental.
Por aqui, quando podemos fazer, não fazemos. O amadorismo é crônico.

Nenhum comentário: