quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Sabe quem completa 18 aninhos hoje?

Ela é belíssima. Sempre teve seus defeitos e conflitos, mas representa uma alegria para os que com ela convivem. Consta que sempre teve as melhores intenções, apesar de não conseguir cumprir suas promessas. A culpa não é dela, coitada.
Desde criança, foi prostituída e vilipendiada de todas as formas. Homens da pior espécie fizeram coisas inomináveis com ela. E continuam fazendo, quando simplesmente não a ignoram, deixando-a rota e escarnecida por todo tipo de gente, inclusive os que nada sabem a seu respeito. Todo o seu corpo está repleto de fundas cicatrizes. Às vezes, quando se olha, não se reconhece mais.
Como tudo que é bom, é incompreendida. Os maus a distorcem, cotidianamente. Seu nome foi usado para incontáveis fins espúrios.
A aniversariante do dia se chama Constituição da República Federativa do Brasil. Hoje é seu 18º aniversário e não há comemorações nem o que comemorar. A "Constituição Cidadã" produziu apenas os cidadãos de papel a que se referia Gilberto Dimenstein. A verdadeira cidadania ainda não foi alcançada.
O Brasil tem uma soberania tosca. A dignidade da pessoa humana só existe para os ricos; aos demais, apenas o vilipêndio de sua própria condição de gente. Os valores sociais do trabalho não revertem em benefício aos trabalhadores. O pluralismo político é a desculpa para legendas de aluguel. Do povo não emana qualquer poder, pois até o voto é comprado, irrefletido e menosprezado pelo próprio eleitor. Se eu fosse listar o resto das mazelas...
Feliz aniversário, Carta Magna! Nenhum dos jornais que vi hoje mencionou a data, pois não és nenhuma modelo-cantora-atriz. Mas eu, que nada sou além de um cidadão, te saúdo e te desejo um futuro mais estável, feliz e de plenas realizações. Para o bem de todos os brasileiros.

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

Caro professor Yúdice. O texto da nossa Carta Magna é maravilhoso, apesar de suas falhas. É triste ter que lembrar a todos uma data que deveria estar em nosso calendário íntimo da memória.
Estarei indicando a leitura desse post a todos os meus colegas de turma.
[]

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pela indicação, caro Navi. Acho que acadêmicos de Direito, principalmente, devem se preocupar com a saúde de nossa Constituição.