quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Pérolas de sabedoria

Sou simplesmente alucinado por cultura geral, por coisas inúteis, porém divertidas, que você nunca sabe quando ou mesmo se utilizará algum dia. Meu amigo Jesiel Lopes me encaminhou um e-mail contendo a explicação de aforismos populares, que todos usamos em geral sem perceber que não fazem o menor sentido, verdadeiros virunduns da linguagem cotidiana. É interessantíssimo como, após a explicação, passam a fazer todo o sentido.

CORRIGINDO OS DITOS POPULARES
Diz-se: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão..."
Enquanto o correto é: "Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão..."
No popular, se diz: "Cor de burro quando foge."
O correto é: "Corro de burro quando foge!"
Pensando bem, "cor de burro quando foge" nunca significou nada. Eu achava que tinha relação com a aparência das coisas, com algo estranho ou incomum. O original sugere que devemos ser prudentes.

Outro que no popular todo mundo erra: "Quem tem boca vai a Roma."
O correto é: "Quem tem boca vaia Roma."
Raciocine comigo: qual a relação da boca com uma viagem a Roma? Mas o original é claro: o Império Romando era odiado por todos que dele não se beneficiassem. Logo, quem pudesse manifestar-se, mostraria o seu desprezo por ele.

E ainda: "É a cara do pai escarrado e cuspido."O correto é: "É a cara do pai em Carrara esculpido."
O sentido de indicar uma semelhança extrema entre duas pessoas foi preservado, mas o original tem classe, aludindo à antiga arte da escultura no mais delicado dos mármores. Eu conhecia uma outra versão, segundo a qual a expressão original seria "esculpido e encarnado", numa alusão à estátua de Davi que, de tão perfeita, teria arrancado do próprio autor, Michelangelo Buonarroti, uma súplica para que falasse: "Parla!!" Esta seria a origem de outra expressão famosa: "Só falta falar", para indicar uma criação que, de tão perfeita, parece viva.

Mais um famoso: "Quem não tem cão, caça com gato."
O correto é: "Quem não tem cão, caça como gato." (entenda-se: sozinho)

Quem souber me explicar a origem de expressões populares, idiomáticas e gírias me fará um ser humano absolutamente feliz, compartilhando a informação comigo.

7 comentários:

Ivan Daniel disse...

Excelente! Muito interessante essas explicações. Adorei mesmo.
Abraço!

Frederico Guerreiro disse...

Só para descontrair, eu sei uma.
Domingo Alzugaray, dono da Istoé, perguntou ao PT: "vocês querem um doce, aê"? Foi mal entendido. Assim nasceu o dossiê.

Ruim de doer, né?

Yúdice Andrade disse...

É, Fred, ruim demais. Dá um tempo para o Lula e o PT. Eles não estão valendo teu tempo e a tua pena.

Frederico Guerreiro disse...

É verdade. Fui!!!
Vou me calar.

Yúdice Andrade disse...

Caro Fred, podes e deves falar sempre. Só fiquei preocupado com as tuas coronárias, ainda mais depois da primeira pesquisa de intenção de voto.

Anônimo disse...

Eu aprendi que "quem tem boca vai a Roma" teria sentido no contexto histórico em que Roma era a capital do mundo, e portanto, o domínio da língua, ou seja, quem falasse o idioma de Roma conseguiria chegar a qualquer lugar. Mas essa é bem mais interessante....

Eduardo disse...

Que absurdo!!!!
O correto é mesmo "Quem tem boca vai a Roma", porque se perguntares sabe onde Roma fica.
Se seu raciocínio estivesse correto deverias avisar aos espanhóis pra mudarem o ditado deles que é mais ou menos assim: "Se preguntares chegas a Roma", e deverias também avisar em diversos países do mundo.