domingo, 15 de outubro de 2006

A tal biografia

Lula muitas vezes aludiu a sua biografia. A necessidade de preservá-la era um dos seus motivos para fazer um bom governo. Entretanto, ele não fez um governo sequer razoável e os escândalos que pululam ao seu redor já são o bastante para enxovalhar qualquer biografia.
Daí resulta que ele não tem escolha: ou ganha a eleição e retorna à presidência julgado e absolvido pelo povo — absolvido por insuficiência probatória e não por certeza da inexistência do crime ou de seu não envolvimento —, argumento que invocará à exaustão, como fazem todos os políticos populistas com senões mal esclarecidos em seus currículos, ou perde e vai para o limbo dos desgraçados.
Se perder, será lembrado somente como o presidente que representou a mais elevada esperança do povo e, ao traí-la, tornou-se a maior das decepções. Seu governo será lembrado apenas pelos escândalos. Seu partido será conhecido apenas como uma organização criminosa. Sua falta de vontade de estudar, seu gosto por falar bobagens, os gastos excessivos do governo, o não cumprimento de promessas de campanha e metas administrativas, a pouca capacidade para lidar com questões técnicas e, acima de tudo, a mística de mentiroso contumaz, leniente contumaz e useiro em subestimar a inteligência alheia tornará muito difícil que volte a se eleger para um cargo majoritário.
Como ele mesmo disse, todos podiam falhar: ele não. Concordo. Por isso, os Malufs, Barbalhos e Collors da vida sempre acabam voltando. Ele, porém, não voltaria.

Revisto em 5.9.2011
Eu estava com muita raiva de Lula quando escrevi esta. Mesmo que os problemas diagnosticados no texto sejam uma realidade que não se pode minimizar, dizer que ele não fez um governo "sequer razoável" é uma asneira. Tribute isso ao meu ódio com a carga tributária e o protecionismo aos aliados envolvidos em escândalos. Mas a Era Lula trouxe muito de positivo ao país. Para não citar o exemplo chavão dos programas de distribuição de renda, cito a expansão do acesso ao ensino superior, o que me toca mais de perto.
Enfim, esta postagem não foi racional. Foi só raivosa, mesmo.

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Segundo a comparação que a prêmio Nobel de alienação Mara Maravilha fez entre Lula e Jesus, se este ressuscitou, por que é que Lula não voltaria, ainda que execrado?
Voltaria sim! Há muitos, milhões, dispostos a seguir o novel Antônio Conselheiro.

Anônimo disse...

Mas, execrável por execrável, menos pior um Lula e suas falhas e as falhas que não são poucas de seu partido, que um Alckmin e seu nazismo Opus Dei, e as tramóias tucanas que, pior que o PT, nem chegam ao grande público, mas que põem no chinelo mensalões, dossiês e quejandos.

Yúdice Andrade disse...

Fred: De fato, impossível não é.
Anônimo: questiono-me porque a relação do candidato com a Opus Dei nunca é mencionada. Pruridos em respingar nos católicos? O fato é que o chuchu é extrema direita e paulistão. Basta isso para eu querer distância dele. E sendo do PSDB...