quarta-feira, 20 de maio de 2009

Feedback

Não é assim que todo mundo fala, hoje em dia? O fato é que ontem à noite recebi dois excelentes feedbacks de ex-alunos. Ambos (Camila e Clóvis) me abordaram para dizer que haviam sido aprovados na primeira etapa do exame de Ordem. A afirmação foi feita com base apenas no gabarito, divulgado ontem pelo CESPE/UnB. Ainda falta a divulgação da lista de aprovados.
O que me deixou mais feliz foi que ambos disseram ter-se saído muito bem com as questões de Direito Penal, motivo de terem me abordado no corredor, a fim de compartilhar a alegria que sentiam. E olha que Camila sequer gosta da minha disciplina. Não gosta, mas aprendeu. Para mim, é o que conta. Já Clóvis fará a prova subjetiva de Penal e está tranquilo e confiante. Isso me deixou uma sensação de dever cumprido, ao menos em relação a esses dois, algo maravilhoso de se sentir.
E olha que eles nem sequer se formaram ainda. Estão no período entre as duas avaliações bimestrais de seu último semestre letivo, portanto ocupados com outros compromissos acadêmicos. Contudo, dedicados que são, anteciparam o trabalho de conclusão de curso (que nós chamamos apenas de trabalho de curso), mediante artigos que já foram aprovados e bem avaliados.
Alunos assim nos enchem de orgulho e nos recompensam. E escrevem uma trajetória que promete ser muito bem sucedida, como lhes desejo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como é diferente o ensino daí com o daqui...

Alexandre (Cps/SP)

Yúdice Andrade disse...

Há quanto tempo, Alexandre! As coisas andam corridas aí por Campinas, sem deixar nenhum tempinho para mandar um alô aos amigos paraenses?
Contudo, terás que responder esta, pois preciso entender o que quiseste dizer com o ensino daqui ser diferente do que conheces. Diferente em que sentido? Isso é bom para nós?
Abraços.

Anônimo disse...

Olá, meu caro Yúdice! Quanto tempo mesmo. As coisas andam muito corridas, sim. Mas não é Campinas, quem diria. É São Paulo! Tenho ído muito pra lá a trabalho, e como lá não tenho acesso à internet, não pude mais acompanhar seu espaço. Peço minhas sinceras desculpas pelo desaparecimento. Sabes que gosto muito do seu blog!

Bom, respondendo sua pergunta: disse que o ensino daqui e daí são diferentes porque já tive a oportunidade de conhecer outras pessoas das redondezas onde moras e notei que a educação – em ambos os sentidos –, assim como a cultura, são muito mais ricas do que das pessoas por estes lados daqui. Um grande exemplo é o seu blog. Vejo seus alunos todos participando, comentando, interessados. Aqui isto não é fácil de encontrar. Infelizmente. Mas esta é somente uma opinião. A minha opinião.

Ou seja, concluindo, você me perguntou se isso é bom para vocês. Claro que é. E devo parabenizá-lo por fazer de sua profissão uma arte, um dom, um exemplo!

E sua filha linda, como está? Vi as fotos, está uma graça sem fim!

Grande abraço!
Alexandre (Cps/SP)

Yúdice Andrade disse...

Alexandre, tenho a impressão de que estás supervalorizando as coisas, mas agradeço a abordagem gentil e esperançosa. O negócio é trabalhar, para ver se chegamos a merecer as impressões que te provocamos.
A Júlia de Belém está ótima, com 10 meses, 7 dentes nascidos e outros 3 chegando, elétrica e aprendendo gracinhas novas a cada dia. A Júlia campineira já passou de um ano, certo? Como ela está?
Abraços.

Anônimo disse...

Bem, tomara que eu esteja enganado. Como eu disse, é apenas uma opinião baseada na minha convivência.

Fico muito feliz em saber que a Júlia daí está bem. Era bem como eu esperava: elétrica, aprendendo coisas novas, conhecendo o mundo.

A Júlia daqui completou um ano em Abril. Começou a andar há menos de um mês. Está uma graça! Quando chego em casa e ela lá está, já vem me puxar para brincar. Parece nunca se cansar.

Grande abraço,
Alexandre (Cps/SP)