quinta-feira, 28 de maio de 2009

Grandes enigmas da humanidade: Pedreiros

Responda com sinceridade: você já viu algum pedreiro, contratado para qualquer serviço, fornecer uma lista completa de materiais de construção?
Com certeza absoluta, você nunca viu. E jamais verá. Por que esse pedreiro a que me refiro simplesmente não existe. Não importa o quanto você insista com ele, sempre faltará alguma coisa, cuja necessidade imperiosa terá o poder de inviabilizar a sua obra e, mesmo assim, a falta somente será percebida tardiamente, sobretudo se você estiver indisponível para suprir a omissão.
Já contratei muitos serviços e até já promovi uma grande reforma residencial. Consequentemente, lidei com uma vuca de pedreiros, encanadores, eletricistas, marceneiros, etc. Talvez estes últimos não deem problema, mas com pedreiro não tem jeito. Se você chamar um para enfiar um prego numa manteiga, ele pedirá meio prego, só para ter o prazer de, mais tarde, pedir outro meio prego. Isso se não pedir um prego com as especificações erradas, só para você ter o trabalho de trocá-lo. Acho que existe uma espécie de complô universal dos pedreiros.
Logo cedo, tive um aborrecimento com o pedreiro. Você acha que minha obra é grande, a explicar a falha? Pois não é. Trata-se, simplesmente, de consertar uma calçada. Uma simples calçada. Reta, simples, sem nada de especial, ao nível do chão. Mas ele errou a quantidade de cimento (o material mais óbvio, no caso). E isso porque durante a montagem da lista, eu o instiguei a não se esquecer de nada. Lista pronta, perguntei duas vezes:
É só isso, mesmo? O senhor tem certeza? Veja lá!
E em seguida fui ainda mais direto:
Não vá me pedir nada depois!
Mas qual o quê! Pedreiro que forneça uma lista completa é lenda urbana...

4 comentários:

Lafayette disse...

Vim aqui agradecer pela vontade de ir conhecer o reataurante do meu pai, e vi esta postagem...

Lá no meu, tenho uma categoria assim: "Mistérios que me afligem a alma!". Por exemplo:

"De onde vem, quem, qual motivo e o que leva alguém, numa segunda-feira a ficar com um canhão-de-luz pra lá e pra cá no céu de Belem, como este que estou vendo agora da minha janela?"

E este teu enigma faz parte desta categoria. rsrsrs

Outrossim (pô, bem advoguês rsrsrs), já fiz também uma postagem sobre o restaurante do velho lá no meu, tomara que a divulgação de boca-em-boca - que pra mim é a que vale e é mais perene - dê certo. O lugar é bem "natureza" e os pratos são muito bons. Obrigado mais uma vez!

David Carneiro disse...

Rsrsrsr

Alê G. disse...

professor, desculpe comentar sem tratar da sua postagem... vim perguntar se você poderia enviar os slides do seu minicurso pro meu e-mail, é possível??
obrigada!

alegorayeb@gmail.com

ps: já estava com saudades das suas aulas...
abraços!

Léo Nóvoa disse...

Hahaha. Bons mistérios. Esse do canhão de luz então, é clássico, aparece e desaparece. Deve ser algo relacionado ao Batman...
hehehe