quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Você conhece Belém? — Outra resposta ao teste 3

4h33. Foi o tempo necessário para que o terceiro desafio da série Você conhece Belém? fosse encerrado. Tão rápido que estou pensando em chamá-los, doravante, de desafinhos.
Quem acertou a resposta, desta feita, foi o Adelino Neto, que já manteve o blog Coisas de Belém. Seria bom retomá-lo, não, meu amigo? Só um pequeno ajuste: o cruzeiro não fica numa passagem, e sim na Avenida Castelo Branco, por isso que antes eu me referira a ela como uma importante via de acesso dos bairros ao centro da cidade.
Em mais uma edição tosca de imagem pinçada do Google Earth, você vê uma setinha infantil, vermelha, indicando a posição do marco. Em verde claro, demarco a Castelo Branco. Em azul, a Antônio Barreto e, no canto superior direito, em amarelo, a saída da Duque de Caxias. Mas você pode encontrar o nosso alvo em 1º26'34.79" S e 48º28'15.49" W.
Abaixo o cruzeiro. Ele foi construído em estrutura de concreto e, posteriormente, revestido com mármore. Se não estou enganado, mármore do tipo vesúvio, que na década de 1990 era considerado um dos mais sofisticados materiais para acabamentos. Um capricho que não esconde os maus tratos a que esse cruzeiro está submetido. Na fotografia abaixo, você vê lixo e entulho em seu entorno. Pense que a imagem foi recortada, para destacar apenas o que me interessava. A quantidade de lixo e entulho era bem maior no dia em que fiz o registro. E a sujeira sempre está lá.
Não bastasse isso, atrás do cruzeiro há uma agremiação carnavalesca que, volta e meia, promove umas festas do arromba, capaz de tirar o sossego até de N. Sra. de Fátima, que dirá da vizinhança. Isso contribui para criar uma atmosfera decadente para o local.
Embora a cruz nos remeta imediatamente a Jesus Cristo, alguns cruzeiros, antigamente, eram dedicados a santos. Este é o caso, pois a homenageada aqui é N. Sra. de Fátima, que aparece em destaque no alto da cruz. Não à toa, o bairro, que antes se chamava Matinha, passou a se chamar Fátima. E o santuário dessa santa fica a alguns metros de distância.
Todos os anos, no dia 13 de maio, é realizada a procissão das velas, em honra a N. Sra. de Fátima. Uma bela caminhada noturna, originada em Portugal e imitada naquele bairro.
Valeu, Adelino!

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Buááááááááááááá...
Eu não conheço Belém, não assim em detalhes...

Adelino Neto disse...

Valeu, amigo!

Eu tinha a nítida impressão de que esse cruzeiro ficava em uma passagem, talvez porque a Castelo não tenha exatamente a "cara" de uma avenida nesse trecho, acho que por ser meio espremida. Não sei.

Mas fico feliz por ter acertado seu desafio. E aguardo os próximos, ansioso!

Adelino Neto

Yúdice Andrade disse...

E eu que não conheço absolutamente nada de Juiz de Fora? Aliás, de Minas Gerais. Para ti, estas postagens valem pela curiosidade.

Adelino, considerando a rapidez com que os meus desafinhos são respondidos, vou elaborá-los melhor antes de publicar o próximo. Mas eles virão, com certeza. Estou gostando muito disso.

Ana Miranda disse...

Valem mesmo, afinal de contas, meu filho é paraense, quero saber mais sobre o estado em que ele nasceu.
Qdo quiseres vir a Juiz de Fora,terás uma cicerone, meio retardada, mas terás.
Avise-me com antecedência para eu aprender chegar aos locais aonde os levarei.
Eu preciso de mapinha para chegar a qualquer lugar, e olha que J.F. nem é tão grande assim...
Eh...eh...eh...