quinta-feira, 14 de julho de 2011

Só falta uma coisa

Esta vítima que você vê aí ao lado — sim, é um ser humano de verdade, embora pareça uma boneca de plástico de tão artificial e tenha esse olhar de quem já perdeu a infância — é Eden Woods, tem 6 anos e teve a sua "aposentadoria" anunciada.
Só se aposenta quem trabalha, certo? O "trabalho" da pequena era participar de concursos de beleza infantil. Foram mais de 300. Se supusermos que ela não participou de nenhum no primeiro ano de vida, quando ainda não podia atender aos comandos de seus algozes, dividiríamos 300 por 5 e teríamos uma média de 60 concursos por ano ou 5 por mês.
Não é difícil concluir que a mãe e empresária, Micki Wood, não possui outra atividade profissional além de empresariar a filha. Ela não teria tempo para exercer qualquer trabalho e dar conta da rotina de viagens, cuidados corporais, aulas de postura e etiqueta e tudo o mais que gira em torno do deprimente mundo dos concursos de beleza. Ainda mais considerando que a modelo tem lá as suas limitações naturais, próprias da idade.
Uma das razões pelas quais sou avesso ao povo americano é a sua "cultura" de sucesso. E um sucesso diretamente relacionado a poder aquisitivo (o que já chegou por estas bandas também, é claro). Você nasce para ser lindo, rico e, mais recentemente, uma celebridade. Trabalhar não é necessário. E já que esse é um objetivo de vida, deve começar o mais cedo possível. A TV por assinatura transmite um programa sobre esses concursos de beleza infantil. Vi apenas a chamada, que durou não mais do que alguns segundos, o suficiente para me enojar a um tal ponto que não me dispus a assistir, apesar de, aparentemente, a produção ser crítica. Nem me recordo o nome do programa.
Enfim, a pequena Eden (que nome, hein? será que ela é o paraíso da mãe?) se livrou da rotina de concursos. Mas permanecerá, claro, na carreira artística. Só falta agora botar essa mãe na cadeia. E o pai, se houver um.

3 comentários:

Maíra Barros de Souza disse...

Você disse tudo: cadeia. É a única solução que eu penso pra responsabilizar essa mulher frustrada que despeja na filha suas neuroses.
Não consigo crer que uma criança com menos de 6 anos, queira por livre e espontânea vontade participar de 5 concursos de beleza por mês. Na verdade não consigo crer que uma criança tão pequena tenha intenção real de se inserir nesse meio tão nojento. Culpa da mãe, por óbvio.

Esse é o resultado de um pensamento (equivocado) que mora na cabeça de muitos pais: a idéia de que seus filhos poderão realizar sonhos que eles não realizaram, esquecendo que cada um sabe de si, no que diz respeito à sucesso e felicidade.

Abraços!!

Ana Miranda disse...

Oi Yúdice, saudades de você, ando meio com preguiça da net...
Eu também assisti a um desses programas e fiquei com tanto nojo do que vi, que minha vontade era bater naquelas mães irresponsáveis, ridículas.
Deveria ser proibido no mundo inteiro pais abusarem de seus filhos também dessa forma.

Yúdice Andrade disse...

A hipótese de frustração pela não realização dos próprios sonhos é interessante, Maíra. Mas olha que o motivo pode ser apenas interesse econômico. Aliás, foi isso que supus, daí ter mencionado o american way of life, que exige dinheiro e fama como ingredientes indispensáveis de uma vida bem sucedida.

Concordo, Ana. Mas sabe por que não chegamos a isso? Porque boa parte das famílias não vê abuso nenhum nessas atitudes. Não há nada demais. É a lógica do "que que tem?" Para eles, nós é que estamos errados e somos histéricos.