terça-feira, 13 de setembro de 2011

V Conferência dos Advogados do Pará

Começou ontem a V Conferência dos Advogados do Pará, que oferecerá durante toda esta semana uma intensa e variada programação (que você pode conhecer clicando aqui). O evento, que acontece no Hangar, tem na pauta os sistemas jurídicos internacionais, com destaque para a atuação da Organização das Nações Unidas. Participarei hoje, como comentarista, da palestra "A estrutura global da ONU no âmbito dos sistemas de Justiça Penal", a ser proferida pelo Prof. Dr. Edmundo Oliveira, paraense que é representante do Brasil na Fundação Internacional Penal e Penitenciária da ONU, cujos títulos aliás o precedem.

O Núcleo de Prática Jurídica de Proteção Internacional aos Direitos Humanos do CESUPA se fará presente, amanhã, apresentando casos da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Nossos colegas Bianca Ormanes, Emília Farinha, Henrique Araújo, Luciana Fonseca, Paulo Klautau, Sandro Simões e Stela Campos também se farão presentes, em diferentes atividades.

Pena que não dê para eu acompanhar tudo. Mas quem puder, aproveite.

4 comentários:

Eduardo Neves Lima Filho disse...

Grande Yudice, que horas será sua palestra?

Yúdice Andrade disse...

A palestra é do Edmundo Oliveira. Eu serei um dos comentaristas. Seja como for, está marcado para 20h.

Anônimo disse...

Yúdice, parabéns a você pela participação e imagino que será um bom debate.
Gostaria de parabenizar o evento. Porém, pelas denúncias e eventos recentes envolvendo a classe e os representantes da classe dos advogados, da OAB/PA não me permitem.
Acredito que você e tantos outros conseguirão fazer os seus papeis lá, independente da organização.

Yúdice Andrade disse...

Das 18h11, eu e meus companheiros somos acadêmicos. Esse tipo de evento é o nosso ambiente e, penso, podemos nos desincumbir da tarefa sem maiores dificuldades e sem que isso implique em desconsideração de princípios ou valores éticos.
Devo dizer, ainda, que compareci ao evento, cumprimentei Jarbas Vasconcelos duas vezes, não me senti mal com isso nem percebi nenhum climão no ar. O evento transcorria normalmente, o que é bom para a cultura jurídica local.