sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cadastro de profissionais para serviços do lar

A manutenção de uma casa é algo bastante trabalhoso. Não no sentido de que todas as tarefas sejam complexas e exijam conhecimentos altamente específicos, mas no sentido de que há sempre muito com que nos preocuparmos. Para pessoas mais atiladas, capazes de resolver problemas por conta própria, a vida é mais fácil. Contudo, se você se inclui na categoria marido imprestável, como eu, a dependência de eletricistas, encanadores, marceneiros, etc. é uma realidade.
Agora me diga: você já precisou de um profissional para resolver algum problema doméstico desse tipo? Teve dificuldade de encontrar um disponível? Teve que enfrentar longas esperas, furos, desculpas, explicações malucas, etc.? Foi cobrado além da conta, porque o sujeito achou que você era rico? Viu o serviço recém concluído se revelar um fiasco? Teve que acionar o profissional, cobrando-lhe a garantia do serviço, e viu o sujeito fazer corpo mole porque já havia sido pago? Ele fez diferente do que devia? Ele fez além do que devia? Ele arrumou um problema novo? Ele quebrou a sua parede, rompeu um cano, sujou tudo?
Realmente, são muitos os dissabores que enfrentamos quando dependemos de alguém para resolver algum problema, sobretudo se envolver uma necessidade premente. Por isso, penso que um indivíduo empreendedor poderia criar o Curso Avançado para Maridos Imprestáveis, com vários módulos, capazes de nos ensinar a resolver uma parte dos infortúnios domésticos, livrando-nos dos especialistas de ocasião. Será possível que ninguém teve essa ideia antes?
Uma solução aparentemente mais simples seria montar um cadastro com profissionais competentes e não enrolados (que conseguem aparecer na hora marcada, pelo menos), comprometidos e honestos, que você pudesse acionar em caso de necessidade. Já procurei isso, mas não encontrei. Se você souber de um, pelo amor de Deus, me avise!!!

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Caro Yúdicve, o Bem (meu marido) não trocava uma lâmpada antes de se aposentar.
Hoje ele arruma tuuuuuuuuuuuuuudo aqui em casa.
É incrível, só esse ano, ele já arrumou a máquina de lavar, os vidros do caro não estavam abrindo, ele foi lá e arrumou e o vídeo.
Eu pergunto para ele por que antes ele não arrumava nada e agora ele arruma tudo, ele diz que é segredo.
Vai saber...
Quem sabe até você se aposentar você também será um homem bombril, hein??? Hein??? Hein???

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, grande parte dos seguros residenciais que podem ser contratados em bancos possui um cadastro de profissionais para serviços domésticos, cujos serviços estão incluídos no pacote.
Contratei um do Itaú que sempre que precisei me foi útil. Por que não tentas?
Abraços.

Yúdice Andrade disse...

Se tivermos que esperar até a minha aposentadoria, Ana, estamos lascados. Afinal, a cada reforma previdenciária a idade mínima para aposentação é adiada em mais alguns anos.

O pior, Francisco, é que tenho um seguro residencial mas, como ele me foi imposto, acabei não prestando atenção às cláusulas.
Além do mais, quem garante que eles nos mandem alguém que entenda do riscado de verdade?

Artur Dias disse...

Caro Yúdice,
Não é preciso muito pra dispensar alguns serviços: tenha em casa um rolo de fita isolante de uma boa marca, tipo 3M, outro de veda-rosca, um jogo de chaves de fenda, uma chave de canos, um alicate de corte e outro de bico, uma furadeira básica, a qual jamais deverá ser emprestada a quem quer que seja, e assim terá um kit para emergências do lar. Dizem que o homem com esses talentos fica até mais atraente, apesar de que comigo não funcionou até agora...

Yúdice Andrade disse...

Ahahahahahahah!
Saiba, Artur, que eu tenho uma caixa de ferramentas em casa. Um casal de amigos me deu, para me estimular à autonomia. Depois disso, comprei pessoalmente algumas ferramentas. Tenho chaves de boca, de fenda, trena, martelo, alicate, parafusos, fita adesivo e outras traquitanas. Mas sabe qual é o problema, meu amigo? O que fazer com isso?