quinta-feira, 1 de abril de 2010

Uma brincadeira fora de moda?

Quando eu era criança, o dia 1º de abril era mais famoso. Pessoas de todas as idades pregavam as suas peças, a maioria delas bem inocentes. Eram apenas lorotas, para ver a reação dos demais. Alguns revelavam a piada imediatamente, outros deixavam rolar.
O tempo passou e não sei se fui eu que parei de prestar atenção me parece que o dia da mentira deixou de chamar a atenção. Não vejo mais as pessoas contando as suas mentirinhas, muito menos disputando para ver quem prega a maior peça ou engana o maior número de pessoas. Estes tempos, pelo visto, não são mais de jogos inocentes.
Minha esposa esteve em uma agência dos Correios hoje e o atendente, puxando assunto, comentou que "antigamente o dia 1º de abril costumava ser o dia da mentira". Falando comigo, ela estranhou e perguntou "E não é mais?" Achei o questionamento interessante e resolvi testá-lo. Somando-se a isso o fato de que de repente me vi em um 1º de abril sem honrar a data há tantos anos, não quis perder a chance.
Peço que não me levem a mal. Foi apenas, tal como nos meus tempos de infância, uma lorotinha banal. Eu não fui o único, é claro. Os dinamarqueses, p. ex., deram-se ao trabalho de montar o esqueleto da pequena sereia para exibição pública, como você pode ver neste giro pelo dia da mentira pelo mundo.




Então é isto. Tanto não quis tapear maliciosamente ninguém que desde o primeiro momento publiquei os comentários reveladores de que a pequena trapaça fora identificada. Agradeço, claro, as manifestações de carinho. Mas acho que ainda vamos ficando um bom tempo por aqui.
Abraços.

2 comentários:

Tanto disse...

Geeeente!!!! Encontraram o esqueleto da pequena sereia? Interessante saber disso justo hoje, dia 2 de abril, aniversário do Andersen. Hahahaha

Ana Miranda disse...

Sinceridade???
Eu acho que o dia da mentira está acabando sim, pois quem leva as tradições adiante são as crianças e não vejo as crianças pregando peças em mais ninguém.
No meu tempo(coisa de gente velha esse lance de "no meu tempo") era muito legal, todo mundo queria pegar todo mundo, mas era difícil pegar alguém ou cair na armadilha de alguém, pois esperávamos ansiosamente por esse dia.
Digo isso, mas nem tenho tanto contato com criança assim, às vezes, ainda rola umas brincadeirinas e eu é que não estou sabendo...