quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Conhecimentos tradicionais

Eliane Moreira é minha amiga desde 1992, quando passamos no vestibular. Recentemente empossada no cargo de promotora de Justiça, é também professora na mesma instituição que eu, após ter concluído mestrado e doutorado, além de ter trabalhado, a convite, em dois Ministérios. Seduzida pelo Direito Ambiental, orientou sua vida e seus esforços nessa área, especializando-se cada vez mais. Sua atual bandeira é a proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos amazônidas, roubados a todo momento por grandes empresas, que levam daqui tais informações e não devolvem nenhum benefício às comunidades surrupiadas, numa autêntica e desenfreada internalização de benefícios e externalização de custos.
Na home page do Ministério Público Federal do Estado do Pará você encontra, disponível para download gratuito, uma cartilha sobre o tema, escrita em 2005 por Eliane e por Bruno Miléo, aluno da melhor estirpe. Baixe o texto e se informe. É muito importante para o povo simples da Amazônia.

PS — Eliane tem a virtude de não gostar muito de holofotes. Provavelmente vai brigar comigo por esta publicidade. Direi que é publicidade sobre o trabalho, não sobre ela, para amansá-la. Se ela permitir, conto para vocês por que já pensaram em cloná-la.

Nenhum comentário: