quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Países europeus querem banir o fumo até 2009

Publicada por O Liberal a partir da Agência Estado, sintetizo esta auspiciosa matéria:

Em uma das iniciativas mais ambiciosas já feitas contra o cigarro, as autoridades da União Européia (UE) sugerem a proibição do fumo em todos os locais públicos nos 27 países do bloco europeu até 2009. A proposta foi apresentada ontem pela Comissão Européia e prevê a proibição de fumar em locais de trabalho, meios de transporte, hotéis e restaurantes. Segundo as autoridades européias, se a idéia fosse implementada, criaria a primeira região livre de cigarro, pelo menos em locais públicos. Na Europa, 1 em cada 3 pessoas fuma, uma das taxas mais altas do mundo. A idéia de fechar o cerco contra os fumantes está sendo inspirada nos resultados positivos obtidos em países como Irlanda, Malta, Suécia e Escócia, que baniram ou pelo menos restringiram o cigarro em locais públicos para proteger os não fumantes contra a fumaça. (...) para observadores na Organização Mundial da Saúde (OMS), a proposta mostra que há um crescente apoio contra o fumo no continente. (...) A UE quer que o projeto seja implementado nos 27 países em apenas dois anos. (...) A seu favor, a UE afirma que conta com o apoio de 80% dos cidadãos europeus que, em um levantamento oficial, indicaram que seriam favoráveis às proibições em locais de trabalho e recintos públicos fechados. O comissário de Saúde da Europa, Markos Kyprianou, deixou claro seu objetivo: acabar com a idéia de que fumar é algo normal e aceitável na sociedade. Segundo ele, 79 mil pessoas morrem por ano na Europa em conseqüência de trabalharem ou freqüentarem locais em que precisam conviver com fumantes. A taxa de mortalidade entre adultos que convivem parte do seu dia com a fumaça dos cigarros é 15% superior ao restante da população. Mesmo sem nunca ter fumado, quem vive perto de um fumante tem 30% a mais de chance de adquirir doenças cardíacas. As chances de desenvolver um câncer de pulmão aumentam em 20%. Atualmente, cerca de um terço dos 480 milhões de habitantes da Europa fuma. A taxa chega a 38% entre os homens e 23% entre as mulheres.
Há quem deteste ouvir que os europeus são mais civilizados do que nós. Com essa iniciativa, contudo, eles provam isso. Rezarei dia e noite para que a medida seja implementada, em caráter oficial e obrigatório, e que dê certo. A fim de sinalizar, ao povo destas bandas, que esse é o caminho correto. Considero luminosa a assertiva do comissário de Saúde Kyprianou: fumar não é normal nem aceitável na sociedade.
Por um mundo sem fumaça, já!


Acréscimo em 11.9.2011
As ilusões! Já estamos em 2011 e a turma europeia continua fumando.

4 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Acabar com o tabagismo é utopia. A questão é educar.

Anônimo disse...

Fumei a partir dos 15 anos. Lá pelos 30, parei. Passei dez, doze anos e numa brincadeira, voltei a fumar. O dobro. Mais dez anos e agora vou completar dois anos sem fumar. É um absurdo a ignorancia, a ousadia, a falta de limites dos fumantes. Os que fumam não conseguem perceber como agridem os outros com sua fumaça. Eu era assim. Minha namorada fuma. Eu sei como é. Mas essa coisa de proibição, sei lá..
Edyr

Yúdice Andrade disse...

Nada melhor que um ex-fumante para saber como o cigarro aniquila um ser humano. Corretas suas impressões, Edyr Augusto, inclusive quanto ao fato de que as proibições são sempre questionáveis e de duvidosa eficácia.

Anônimo disse...

Fumar é anormal, mas é normal cada cidadão ter seu emissor-particular-de-monóxido-sobre-quatro-rodas para desfilar por aí.
Pela mesma lógica, homossexuais foram acusados de ser o flagelo dos deuses quando a Aids estourou.
A propósito: sou ex-fumante.