quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Sabedoria platônica

O Repórter Diário noticia, hoje, a força da Academia no governo Ana Júlia, eis que 45 professores da UFPA ocupam cargos estratégicos. Platão deve estar feliz, já que em sua obra A República defende que um Estado (para usar terminologia atualizada), para ser bem sucedido, deve ser governado por filósofos.
Platão deve ter sido um homem de princípios, mas sempre achei que, ao criar essa tese, ele puxou a brasa para a própria sardinha. Fosse hoje, diríamos tratar-se de um intelectual com pretensões à presidência — e intelectuais na presidência são uma experiência que já vivemos e deu no que deu.
Não conheço a maioria dos acadêmicos agora à disposição do governo estadual, mas vi algumas sínteses de currículos e blogs falando sobre eles. Separando o joio do trigo, creio que as escolhas foram bem feitas. Mas, ad cautelam, sendo também um acadêmico e querendo ver preservada a dignidade dos colegas, lembro um aspecto essencial: as decisões de governo são tomadas por políticos, não por acadêmicos, homens de ciência ou de fé. Se esse governo não der certo, dificilmente será por culpa desses professores. Eles podem acertar ou errar, mas são subordinados. O acerto ou erro fundamental partirá sempre de uma instância superior.
É por isso que me preocupo com a política. Lembre: o problema das pessoas que não gostam de política é que serão governadas pelas que gostam.
Não foi Platão quem disse isso.

4 comentários:

Lu disse...

Yúdice, aposto na força da sabedoria dos 45. No Diário do Pará de domingo passado, o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, escreveu um ótimo artigo sobre o tema. Vale a pena conferir.

Ah, gostaria de te lembrar que estou recebendo os textos das "virtudes" até o final deste mês. Caso ainda queira participar, ficarei no aguardo da tua contribuição. A propósito, hoje chegou a sexta virtude, escrita pelo blogueiro Pedro Nelito.

Um abraço!

Luciane.

Yúdice Andrade disse...

Minha querida,neste país e em especial neste Estado "sabedoria do 45" é uma expressão equivocada. 45 não remete a nada sábio. Trocadilho à parte, também estou confiante na capacidade desses professores e lhes desejo a melhor sorte.
Enviarei o texto. Um abraço.

Anônimo disse...

Meu caro filósofo, sendo vc uma pessoa de pescocinho curto qual tartaruga, julguei que fosse Cearense, talvez até sejas, mas tua cabeça de nordestino não nega tuas origens. Falar de Platão não é para qualquer ser humano, aliás não conheço nenhum, nem eu sou capaz, apenas arranho. Veja, Platão é sinõnimo de belo, alcunhado pelo seu professor de educação física, seu nome é Demócles."Amicus Plato sed magis amica veritas", isto foi dito por um aluno de Platão na Academia Platônica em Siracusa, porem as obras, do FILÓSOFO Grego ultrapassam qualquer entendimento dos filósofos de então. O Monólogo de Timeu que fala sobre a Atântida Perdida, A Federação e principalmente a República todos escritos em 456 a.C. vem dizer o que os que se julgam "teachers" da matéria hoje em dia nas Universidades, principoalmente, nas Brasileiras são uns meros repetidores daquilo que o Mestre escreveu. Caxias The Best****

Yúdice Andrade disse...

Ô de Caxias, vou perder um pouco do meu tempo contigo.
1. Não sei quem te disse que sou filósofo.
2. Talvez por não seres de minha cidade, pareces sequer entender de que se trata a postagem. Aliás, não tens a menor idéia do que dizes. Quanto a isso, recomendo largar as drogas.
3. Não sou nordestino. Não haveria o menor problema em sê-lo, mas o fato é que sou paraense. Mas o povo do centro-sul não sabe a diferença. Ignorância pura, simples e rematada.
4. Se meu pescoço é curto (na verdade, não é), não vejo em que isso interesse.
5. O cerne da postagem, que tua mísera capacidade mental te impediu de entender, não se refere a Platão.
6. Tu criticas falsos eruditos, mas não és data além disso. Um falso erudito, grosseiro e sem noção, que sai do buraco em que vive para ofender os outros.
7. Meu consolo é que conviver contigo mesmo já é castigo suficiente. Azar o teu.