quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Só xingando, mesmo

Coloquei aqui no blog o link para o Xingatório da Imprensa, que merece umas visitinhas. Escrevi para eles dizendo que, se conhecessem a imprensa paraense, ficariam escandalizados. O atrelamento político e os interesses corporativo-econômicos das famílias proprietárias fazem de nossos veículos de comunicação um atentado terrorista ao jornalismo. Os exemplos vão ao infinito, mas fornecerei apenas estes:

1) Enquanto O Liberal não perde nenhuma oportunidade de atacar (merecidamente) o deputado estadual Arthur Tourinho, o Diário do Pará dá destaque ao mesmo, inclusive com foto, entre os parlamentares que elogiaram o Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal.

2) Aliás, a principal manchete do Diário, ontem, eram os elogios do universo inteiro ao PAC, ao passo que O Liberal destacava apenas a retração nos empregos.

3) O Diário investiga a morte por dengue hemorrágica de uma moradora da cidade, enquanto o outro fala apenas em suspeitas e possibilidades ("Dengue é suspeita de causar morte"). A brandura maiorânica com a Prefeitura de Belém, denunciada pelo 5ª Emenda, fica evidente em outra reportagem: "Icoaraci terá água de qualidade". A matéria louva o sedizente prefeito, cujo nome é a primeira coisa que aparece escrita.
Viva os blogs. A maioria, pelo menos, não tem vinculação com ninguém.

Acréscimo em 25.1.2007, às 13h09:
Hoje O Liberal resolveu dar por certo o caso confirmado de dengue hemorrágica. Está na coluna "Repórter 70", na nota "Alerta", sobre reservatórios de água parada no aeroporto. Porém, mais abaixo, afirma que está havendo "um certo pânico". Ainda bem que não há motivo para pânico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, quer coisa pior que aquela reportagem das duas páginas centrais do suplemento dominical "Troppo", do IVCezal de domingo passado? Calcula quanto custou a cara do diz-que prefeito nas páginas centrais da revista?

Frederico Guerreiro disse...

Égua!!! Com licença. Na mosca, mestre!!! É isso aí!!! Tô contigo e não abro.
Os jornais da terrinha são chinfrins para quem busca isenção jornalística. Parecem até folhetins de partidos políticos. Mas são bastantes úteis para forrar o assoalho do carro.
Folha, Estadão e Gazeta dão um banho.
É por isso que o Lúcio diz que "quem lê O Liberal sabe tudo sobre o mundo e nada sobre si mesmo". Eu acrescentaria os outros dois. Ou seja, todos menos o "Pessoal", que com poucas páginas diz muito mais que os "filtrados", informativos do PSDB-PTB e do PMDB-PT.

Frederico Guerreiro disse...

Sua migração para o novo Blogger desconfigurou seus links. Entre no editor e reescreva somente os nomes. E tudo resolvido.