quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Deflagrando a campanha

Todos devemos começar o ano com projetos grandiosos e úteis, certo? O meu é permitir que Belém tenha prefeito a partir de janeiro de 2009. Por isso, penso que os partidários dessa causa deveriam somar esforços para, em vez de apenas jogar pedras (o que é no mínimo reconfortante), apresentar argumentos sólidos para provar, por a+b, que a atual "administração" municipal é um desastre.
Minha proposta é que listemos problemas dos quais tenhamos conhecimento real, não apenas de ouvir falar, afetos à competência municipal. Em seguida, forneceremos argumentos técnicos, científicos, financeiros, operacionais e outros, congêneres, para justificar nosso pensamento. Evidentemente, aspectos éticos não serão olvidados. "Exclusão social" e "discriminação", por exemplo, são temas que não podem ser abordados sem uma certa carga valorativa, por isso peço menos força nos impropérios e mais atenção a argumentos passíveis de enfrentamento. Alguém compra a minha causa?

Começo a campanha apontando a seguinte prova de que este (des)governo não presta:
(1) Improbidade administrativa. Para afirmar isto, louvo-me em informações oficiais tornadas públicas pelo Ministério Público Federal no Estado do Pará, que podem ser encontradas aqui e aprofundadas se houver consulta mais demorada no site institucional. Tais informações também podem ser checadas no site da Justiça Federal - Seção Judiciária do Pará. Destaco os seguintes trechos:

Em junho, o MPF processou por atos de improbidade administrativa o prefeito de Belém, Duciomar Gomes da Costa, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Silvia Helena Barbosa Randel, e dois Secretários Municipais: William Mendes Lôla (Administração) e Manoel Francisco Dias Pantoja (Saúde). O motivo foi a constatação de irregularidades na compra e na utilização de veículos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Belém com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).Em agosto, a Justiça Federal concedeu liminar favorável ao Ministério Público Federal no Pará e impediu a Prefeitura Municipal de Belém de aplicar qualquer recurso público, próprio ou proveniente de transferências, na aquisição e reforma do Hospital Sírio-Libanês. O juiz José Gutemberg Filho também determinou que fossem paralisadas as obras em andamento no imóvel.

No último mês do ano, o Parquet Federal propôs nova ação civil pública, contra o Município de Belém, o Estado do Pará e a Construtora Andrade Gutierrez S/A, por causa do projeto "Portal da Amazônia", que seria iniciado com graves irregularidades nos procedimentos licitatórios e sem o completo licenciamento ambiental. Ou seja, até quando a ideia é boa, a equipe não consegue implementá-la corretamente. Então, ao lado da improbidade, também se deve listar a (2) incompetência.
Nos sites institucionais citados você pode baixar a íntegra das petições judiciais.
Aguardo as contribuições de quem ama Belém.

10 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
"Tô nessa canoa". Creio que precisamos refletir o que queremos para Belém. Oportunamente quero oferecer algumas idéias simples para a saúde.
Abs,
Waldir Cardoso

Anônimo disse...

Yúdice, gostei da iniciativa. Como a tua proposta merece um certo aprofundamento das discussões, vou à busca dos dados e argumentos.
Proponho ainda um aditivo: após a colheita do material, poderíamos enviá-lo ao "se-dizendo" prefeito, exigindo respostas aos assuntos e tornando o debate ainda mais aberto, por intermédio dos jornais. O problema é: será que algum topará?
Outro meio de divulgação pode ser por meio da comunidade acadêmica. O que pensas a respeito?

Yúdice Andrade disse...

Fui muito detalhista em meu escrito por uma tendência pessoal a ser prolixo, o que não é bom. Minha proposta é, apenas, que embasemos nossas insurgências em argumentos relevantes e sejamos cuidadosos com as fontes.
No mais, a minha intenção é reunir todas as críticas, criando uma espécie de dossiê para ser usado no ano eleitoral. Todavia, quero mais é que cada problema seja amplamente debatido em todos os foros possíveis. De minha parte, tudo que me chegar será encaminhado a quem solicitar e nós mesmos podemos encaminhar debates nos foros a que tivermos acesso.

Anônimo disse...

Bem que poderíamos começar citando alguns nomes para a prefeitura.Depois de citados, cada um faz o seu comentário. Tipo uma pesquisa. Já será a largada para 2008. Que tal?

Anônimo disse...

Há o Aterro do Aurá, que nessa semana ate´os catadores se amotinaram, pela incompetencia na sua operação por parte da PMB do Dudú!
Um aterro reconhecido e premiado pela ONU, entre os dez melhores projetos de gestão pública em 2004!
Apesar do premio ter sido conquistado pelo governo do Edmilson, quem foi mandado para recebe-lo, em Dubai, já na gestão do Dudú, foi o Pioneiro,( que quando prefeito de Ananindeua se recusou a participar de sua gestão, apesar de usá-lo, ficando devendo cerca de 3 milhões à PMB ), juntamente com o Gervásio Morgado, que foi o vereador mais distante da administração PeTista, premiada.

Yúdice Andrade disse...

Anônimo das 8h51, a situação que me revelaste é ridícula, não? Um faz, outro sai premiado (abstraindo-se que a administração é impessoal, porque no Brasil na verdade não é) e um terceiro vai receber o prêmio, mesmo tendo feito exatamente o posto do que deveria para merecê-lo. Ô herança maldita!
Agradeço a colaboração. O aterro do Aurá entrou na minha lista.

Anônimo disse...

O Dudurudú falou e determinou:
-"O Pronto Socorro da Quatorze não dá conta, está sucateado, será substituido em 3 meses!"
*(JÁ SE PASSARAM 25 MESES)*

-"A Duque será o primeiro corredor ecológico de Belem!"
*(ELIMINOU 5 HECTARES DE ÁREA VERDE E DERRUBOU 170 ARVORES ADULTAS, COM MOTO-SERRA)*

-"Vamos varrer de Belem o Vermelho!"
*(PASSOU A APOIAR O LULA E AGORA ESTÁ RODEANDO A ANA JÚLIA)*

Tem mais, vamos em frente, agora que a PMB passou a substituir os Tucanos nas propagandas dos rádios, TVs e jornais! Belem vai arriar mais ainda.

Yúdice Andrade disse...

Obrigado, anônimo, pelos tópicos. Eles são importantes para formarmos uma lista das falsetas do camarada.

Anônimo disse...

Arbítrio, Na área da limpeza urbana e dos bons costumes, temos que deixar registrado que o prefeito Duciomar eliminou dos bairros centrais os PEVs- Postos de Entrega Voluntária de lixo limpo, implantados pela administração anterior e que toda e qualquer cidade decente e que se preza tem esse programa em pleno funcionamento!

Anônimo disse...

Os alagamentos estão aí, por toda a parte.Inclusive na bacia do Una, a Unama que não nos deixar mentir!
Bem na região que o Almir, quando governador falou:"...nunca mais haverá alagamento nessas ruas da Pedreira..." Ele não sabia, na época, que o Duciomar é quem iria "cuidar" das comportas do Una e do Jacaré!