sábado, 13 de janeiro de 2007

O rosto do mestre



Este é o rosto de Dante Alighieri, um dos escritores mais famosos de todos os tempos, devido a sua obra imortal, A divina comédia. Pelo menos, é o que afirmam cientistas italianos da Universidade de Bologna, após um instigante trabalho antropológico. Saiba mais lendo aqui.

Li A divina comédia cedo demais, aos doze anos. Naquela época, não pude aproveitar tudo o que ela oferece, o que me recomenda ler novamente. O problema é a enorme fila de livros pendentes. Seja como for, gostei não apenas do livro, mas do estilo. Dante colocava seus inimigos da vida real no inferno, numa das mais bem sucedidas vinditas artísticas de todos os tempos. Afinal, não seria ótimo se pudéssemos visitar o inferno e o paraíso incólumes, vendo punidos quem detestamos e, na graça do Senhor, aqueles que amamos? Seria um mundo perfeito.

Um cínico, esse Dante. Mas talentosíssimo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ler um comentário de Lúcio Flávio Pinto sobre o assunto. Aliás, gostaria e muito, que o Lúcio criasse um blog também. O que você acha dessas sugestões, meu amigo Yúdice?

Yúdice Andrade disse...

Tem certeza que o comentário foi relacionado ao post certo? Lúcio Flávio escrever sobre pesquisas antropológicas? Náo duvido que ele possa, mas ignorava que ele tivesse tais interesses.
Quanto ao blog, seria ótimo, pela facilidade que teríamos de acesso a suas idéias. Mas duvido que o faça, já que elegeu como bandeira manter vivo o seu jornal. Não creio que ele conseguisse manter as duas atividades, muito absorventes, com a qualidade que ele desejaria. Se eu ficar dias e dias sem escrever, ninguém sentirá minha falta. Mas com ele seria bem diferente.

Anônimo disse...

"anômima"

Você não é "insignificante" neste planeta, muito menos deixaremos de sentir a sua falta. Quanto ao Lúcio, você nem imagina do que ele é capaz de escrever, acredito até que nem as bulas de remédio lhe escampam.
Seus comentários, além de compartilhar conhecimento, são românticos.
Abraços.

Anônimo disse...

No último parágrafo "Seus comentários, além de compartilhar conhecimento, são românticos), é sobre você, Yúdice, para esclarecimento.
Abs.

Anônimo disse...

Dantes,
Diante de Dante,
Dante adiante !
Dan-Up.
Danone.
Dançou...
Dante danado!
Dante dândi?
Dante dantesco e fim!

Anônimo disse...

Por que você desapareceu? Sentimos falta de seus comentários.

Yúdice Andrade disse...

"Anônima", de fato eu não havia percebido que a frase me dizia respeito. Obrigado. Minha intenção era, apenas, escrever de modo agradável. Se além disso o texto sai "romântico", fico muito feliz.
Anônimo poeta dantesco: Pois é. E digo mais: pois é.
Anônimo de hoje, 1h05: fiz um post esclarecendo meu sumiço. Muito grato pela atenção que me dispensa.