quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Mau gosto

Sinceramente, entendo que um jornal que se pretende sério e merecedor de credibilidade precisa apresentar uma linguagem compatível. Não entro nas minhas salas de aula dizendo aos alunos "E aí, brôus, tudo em cima? Hoje vâmo arregaçá a teoria do crime!" Eu me sujeitaria a justas críticas se não soubesse a diferença entre um professor e um apresentador de baile funk.
Esse negócio de O Liberal tratar os políticos que detesta por apelidos é de um mau gosto patético, como faz sua coluna "Repórter 70" que, convenhamos, é uma carta de apresentação do periódico. Agora só se fala em "Jader Gazeteiro Barbalho", "Domingos Cheio-de-Processos Juvenil" e, o mais novo, "Mário Zôo Couto". Curiosamente, trata-se do mesmo Mário Couto que, até três meses atrás, era endeusado pelo jornal, já que era candidato tucano ao Senado e jurava nunca haver metido a mão na contravenção do jogo do bicho.
Note-se que, na mesma coluna, são também citados, só que sem adereços, os nomes de Vitor Cunha, Simão Jatene, Zenaldo Coutinho, Nilson Pinto, Wandelkolk Gonçalves, do cara tratado como se fosse um deus (Almir Gabriel) e até do famigerado Duciomar Costa (nome que, por sinal, recuso-me a pronunciar). Também escaparam das gracinhas Ana Júlia (afinal, eles ainda têm esperança de cooptá-la, mesmo dando suas alfinetadas) e de Dilma Rousseff, que até ganhou o adjetivo "pragmática", que deve valer por um elogio.
Também é citado o Desembargador Milton Nobre, mas esse é citado quase que diariamente e sempre com festa. Deve ser amigo íntimo.
Enfim, o tal jornal vive um período difícil, equilibrando-se entre os antigos aliados e o novo grupo ao qual espera juntar-se. Por isso, ora bate, ora assopra, ora elogia... Diria a banda Titãs que o Grupo ORM está na base do não é o que não pode ser que não é. Será isso a tal da esquizofrenia?

4 comentários:

Anônimo disse...

Esquizofrenia é coisa de médico. Informação é para balcão de negócios, Yúdice. Por trás de cada nome correto, existe o R$.

Yúdice Andrade disse...

"A força da grana que ergue e destrói coisas belas"...

Frederico Guerreiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yúdice Andrade disse...

Caro Fred, eu leio pela internet, exatamente porque essa porcaria não vale o meu dinheiro. No máximo, um tanto do meu tempo. Abraço.