terça-feira, 31 de agosto de 2010

Azul em Belém

Quem acompanha o blog sabe que já escrevi algumas vezes sobre o assunto. Parece que agora a coisa vai: segundo o blog Melhores Destinos, especializado em notícias sobre viagens, passagens aéreas e pacotes turísticos, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciará suas operações em Belém no dia 3 de novembro de 2010.
A postagem informa que a companhia chegará em Belém com um voo diário e direto para Belo Horizonte, onde os passageiros terão acesso às conexões. E ao contrário dos jornalistas de negócios locais, que se limitam a publicar especulações, que acabam não se confirmando, o blogueiro sabe até o número e o horário dos futuros voos: 4190, partindo de Belo Horizonte às 23h10 e chegando em Belém às 2h10; 4191, saindo de Belém às 3h00 e chegando na capital mineira às 6h00.
Nunca tivemos voos diretos para Minas Gerais. Aliás, estamos tão longe de tudo que é difícil um voo direto. Já é sorte conseguirmos voar sem escalas para São Paulo e Rio de Janeiro. Brasília não conta, porque lá é ponto de conexões para todo o país. A opção é boa, sobretudo para quem, como eu, deseja conhecer as cidades históricas mineiras (ei, Ana Miranda, rola uma cicerone se encostarmos em Juiz de Fora?).
Belém chega em situação ímpar porque, como se pode ver pelo atual mapa de rotas da Azul, todos os voos convergem para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e dali saem as conexões. Atualmente, nenhum voo pousa em Belo Horizonte. Nós seremos os primeiros.
Chamo a atenção, contudo, para o fato de que o site da Azul não contém a menor alusão a nossa cidade. Por enquanto, a publicidade anuncia apenas a chegada a Aracaju, no próximo dia 1º de outubro. Mas vou dar um voto de confiança ao blogueiro especializado.
Vêm aí os jatos da Embraer que, espero, só caem na China.

Atualização em 22.9.2010:
Informação não confirmada dá conta de que o começo das operações da Azul em Belém foi antecipado para 26 de outubro.
Além disso, o mapa de rotas acima já foi alterado. Como disse acima, nenhum voo pousava direto em Belo Horizonte. Hoje, contudo, já se pode ir direto da capital mineira para Porto Alegre, Campo Grande, Fortaleza, Recife, Salvador e Porto Seguro. O site, porém, anuncia um novo voo direto para Natal. Ou seja, como prometido, a companhia avança a passos largos (ou asas largas pelo país). Mas nós aqui continuamos na espera...

7 comentários:

Ana Miranda disse...

Carissíssimo Yúdice,
Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuro que quando comecei a ler seu texto já pensei em escrever assim:
"Agora vocês não têm mais desculpas para não virem a Minas e em especial a Juiz de Fora".
Estamos esperando a visita de vocês!!!!!

Carlos Barretto  disse...

Yúdice.
Voei num EMB 190 da Copa Airlines de Manaus para o Panamá. Não vi nenhuma diferença dos voos feitos em Boeings, apesar de sentir um pouco o jato na vértebra, digamos.
Quanto ao programa de viagem à Minas, ele TEM que ser feito urgentemente. Vale a pena inclusive, pensar em fazer parte da viagem de carro, saindo por exemplo de BH. Fizemos um roteiro há algum tempo atrás, saindo do RJ e jamais me esquecerei dele.
Há vários posts no Flanar sobre isso, bastando consultar a "tag" Turismo.

Abs

PS: Leve bastante melão que é a fruta que mais contém potássio (mais do que a banana, por exemplo).
Kkkkkk!

Yúdice Andrade disse...

Ainda não tem data, Ana. Mas quero muito visitar as cidades históricas e Polyana quer muito comer pão de queijo! Colocaremos na lista de projetos a realizar em breve. Quando for acontecer, podes deixar que avisaremos.

Eu me lembro dessas postagens, Barretto. Já era habitué do "Flanar" nessa época. Recordo-me até de algumas fotos. E usarei os teus textos como referência, quando for fazer esse passeio.
Percebi a maldade na referência ao melão. Tudo bem, pelo potássio eu encaro!

Yúdice Andrade disse...

A propósito, quero crer que os aviões da Embraer estão mais confortáveis agora. Pelo menos é o que a Azul promete.

Carlos Barretto  disse...

Não, não.
Nenhuma maldade. Só aquelas brincadeirinhas de sempre. Olha que eu nem falei do mocotó.
Rssssss
Abs

Ana Manuela disse...

Nada mal um voo direto pra BH, considerando que em abril, quando eu fui pra lá, fiz um voo que ia daqui pra são luiz, de são luiz pra imperatriz, de imperatriz pra brasília, e de brasília pra belo horizonte. Insuportável.

Outra coisa: visita vesmo as cidades históricas, não te arrependerás.

Ana Manuela disse...

São Luis, eu quis dizer! :)