quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Está chegando a hora da escola (parte 3)

Se é chegada a hora de decidir onde seu filho vai estudar, alguns aspectos devem ser analisados com muito cuidado. É possível encontrar, na Internet, vários sites com dicas a respeito. Tentei fazer uma síntese, voltada à escolha da primeira escola, para a iniciação escolar de crianças pequenas. Não foram considerados fatores relevantes para estudantes mais velhos. Os trechos em vermelho são afirmações que faço com base em leituras e conversas que tive pessoalmente com educadores e pais.

Projeto pedagógico
  • Deve existir um! O projeto deve ser claro, viável e conhecido por todos, inclusive pelas famílias, que decidirão se vale a pena matricular seus filhos na escola também com base nele. Afinal, a escola deve refletir os valores e objetivos das famílias.
  • Todo cuidado é pouco ao escutar os profissionais sobre este assunto. Preste atenção nas assertivas genéricas. Caso sejam usados termos técnicos, pergunte o que significam. Fuja se lhe disserem que a escola seleciona o que há de melhor nos vários métodos e aplica um pouco de cada. Fuja também se lhe disserem que o método não pode ser questionado.
  • Os professores devem atualizar suas aulas com frequência, atentos às necessidades concretas e atuais dos alunos.
  • A ética deve ser conteúdo mínimo do projeto pedagógico. Investigue como a escola pretende abordá-la, com vistas à formação de futuros cidadãos. A solidariedade e o respeito ao próximo são objetivos a cultivar.

Corpo docente
  • Professores, coordenadores e diretores devem possuir nível superior e especialização em educação infantil. Dedicação exclusiva é o ideal.
  • A escola deve possuir uma política interna que favoreça aos profissionais prosseguir seus estudos, garantindo a reciclagem e qualificação crescente.
  • Preocupe-se com os aspectos trabalhistas, dos quais dependem a satisfação do profissional: salário, períodos de descanso, desvio de função, etc.
  • Toda atividade deve possuir um objetivo claro e um método que assegure o proveito da aprendizagem, sobretudo nesta fase. Quanto mais genérico o pedido, maior é a chance de o trabalho ter sido pedido apenas para constar.

Material didático
  • Até a 4ª série, além dos livros, a criança deve ter acesso a jogos e brinquedos. Examine se os livros estão na lista de recomendados pelo Ministério da Educação (http://www.fnde.gov.br/).

Desenvolvimento humano
  • A escola precisa assegurar a socialização e o desenvolvimento dos alunos. Para tanto, deve haver procedimentos concretos e claros para lidar com os tímidos, congregar os que apresentem interesses comuns e coibir atitudes agressivas ou discriminatórias.
  • Pergunte como a escola lida com o bullying.
  • Verifique se a escola oferece tarefas além do currículo mínimo, para estimular a criatividade. Os resultados devem ser expostos, com a indicação do nome do estudante. Desconfie se o trabalho parecer elaborado demais para a idade da criança.
  • Avaliação: procedimentos quantitativos (verificação de certo e errado) são insuficientes. Sobretudo nesta primeira fase, é mais importante aferir se a criança está desenvolvendo as habilidades necessárias ao seu momento.
  • Informe-se sobre o número de alunos por sala e sobre a capacidade da escola de gerir necessidades individuais, notadamente dificuldades de aprendizagem.

Interação com as famílias
  • Necessário que haja mais de uma reunião com os pais por ano.
  • Festas também são momentos de compartilhar experiências com outros pais.

Estrutura
  • É o principal quando não o único elemento analisado pelos pais e é o meio mais fácil de iludir os desavisados. Não basta procurar a escola que possua o maior número de itens de conforto e de equipamentos: procure saber como os alunos podem interagir com eles. O mau uso pode ser tão pernicioso quanto a ausência desses insumos.
  • Os espaços devem ser arejados, limpos, bem iluminados e adaptados ao tamanho das crianças. Deve haver áreas ao ar livre. Crianças de até 3 anos também precisam de espaços para descanso. Atenção para a presença de escadas ou outros elementos físicos capazes de favorecer acidentes. Examine como os profissionais lidam com esses riscos.
  • Em tempos de multimídia, é importante que a escola ofereça múltiplos recursos: escrita, vídeo, música, desenho. As artes devem ser estimuladas.
  • Biblioteca: não basta que ela exista e disponha de bons títulos. A política educacional da escola deve estimular o uso consciente das obras à disposição, inclusive por meio da solicitação de pesquisas.
  • A escola deve possuir ao menos um ambulatório, para lidar com pequenas ocorrências, e estar apta a dar pronto e eficiente encaminhamento a situações de maior gravidade. Deve possuir, também, ficha médica da criança, para saber sobre alergias, doenças ou contatos para fins de emergências.

Segurança
  • Necessário que haja controle da entrada e da saída da criança. O responsável pela portaria deve conhecer a criança e a pessoa que vai buscá-la.
  • As crianças devem ser agrupadas por idade não apenas nas atividades de aprendizagem. Por conta das diferenças de tamanho, devem ser separadas também nos momentos de lazer. Por isso, a escola precisa organizar criteriosamente o uso de seus espaços e equipamentos.
  • Interesse-se pelo perfil e pelo histórico dos funcionários da escola, pois embora não sejam educadores, também lidam com as crianças.

Comodidades e cidadania
  • A distância da escola à residência é um fator sempre lembrado, assim como as opções de transporte. As famílias precisam assegurar a regularidade da criança às atividades escolares.
  • Observe questões práticas, como possibilidade de estacionamento. Como o exemplo é mais importante do que lições ensinadas, a criança observará se o comportamento dos pais é solidário e correto ou se incorrem em faltas, inclusive de caráter, tais como estacionar em fila dupla, corromper agentes de trânsito e envolver-se em conflitos.

Procedimentos
  • Visite a escola durante o seu período normal de atividades, para ver como as coisas funcionam em sala de aula, no recreio, etc. Visite mais de uma vez.
  • Procure referências da escola e converse com pais que mantenham seus filhos nela, para saber de seu grau de satisfação. Mas se certifique que essas pessoas tenham valores análogos aos seus.
  • A escolha foi feita e a criança está estudando: seu trabalho não terminou. Fiscalize sempre. De nada adianta uma boa proposta se ela não é executada a contento.

Obviamente, não há nada de exaustivo nestas sugestões. Acima de tudo, é preciso que os pais tenham valores dignos, porque é com base nele que apresentarão suas demandas à escola. A maior e mais duradoura educação é a que se recebe da família.

Fontes: 1) http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI14520-15254,00-COMO+ESCOLHER+A+ESCOLA+DO+SEU+FILHO.html; 2) http://www.brasilescola.com/volta-as-aulas/como-escolher-uma-escola-para-seu-filho.htm; 3) http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/guia_para_pais-mapa.shtml; 4) http://veja.abril.com.br/especiais/crianca/p_064.html. Especificamente sobre pré-escola: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/escolher-pre-escola-507012.shtml.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc tem certeza que existe esta escola que vc deseja no Brasil? e no Pará? e em Belém? estacionamento fácil , professores satisfeitos, ética e cidadania, yudice, meu amigo, vai morar na Suiça vai.
abraço.
Adolfo Alves

Ana Miranda disse...

Esse é meu amigo Yúdice!!!
Acho o máximo essa sua preocupação com sua filha.
A Júlia será uma excelente pessoa, herança de caráter dos seus pais!!!

Yúdice Andrade disse...

Caro Adolfo, propositalmente não incluí no texto uma das recomendações feitas pelos especialistas: não procure a escola perfeita. Estou certo de que ela não existe, muito menos em Belém do Pará. Por isso, já me contento em escolher uma escola que ao menos se aproxime daquilo que busco. As recomendações desta postagem giram em torno de características ideais, mas estamos cientes quanto à realidade.

Ei, Ana, tu desapareceste, mulher! Não estou acostumado a acessar o blog tantos dias e não encontrar os teus comentários.

Ana Miranda disse...

Eu estava viajando, fui a Goiânia e fiquei uns dias sem internet.
Somente por isso não apareci, meu dia só começa depois que leio o blog dos amigos e o seu é um dos primeiros. Sempre!!!

Yúdice Andrade disse...

Folgo em saber que não desististe de mim. Bem vinda de volta.