domingo, 29 de agosto de 2010

Afastados, os neurônios

Observação: Por um lapso por ocasião do login, esta postagem saiu como tendo sido feita por Polyana, mas o culpado sou eu mesmo, Yúdice.

E ainda tem gente que me recrimina quando digo que a indústria da moda é uma fábrica de ações estúpidas! Já faz algum tempo que ouvi falar sobre isto, mas hoje me deparei com uma reportagem ratificando a tendência do momento no mundo das celebridades: o diastema.
Ortodontistas chateados...
Diastema é uma imperfeição odontológica que se caracteriza pelo afastamento de dois ou mais dentes, sendo mais comum (ou mais perceptível) nos incisivos centrais superiores. Trata-se de uma condição que as pessoas se ocupam de tratar, quando podem. Ou se ocupavam, já que a moda feminina, agora, é ostentar as janelinhas abertas. Tanto que a tal reportagem afirma que "não é à toa que Lara Stone é a top número 1 do mundo". Obviamente, eu não faço a menor ideia de quem seja Lara Stone. Apenas vi uma típica imagem de modelo: uma mulher esquálida com cara de drogada. A diferença é o sorriso feioso, que agora passou a ser classificado como "charme dos dentinhos afastados". Não é mimoso?
Naturalmente, aqui não vai nenhuma crítica a quem possui essa ou outra característica odontológica não ideal, sob a ótica dos ortodontistas. Nem que eu tivesse críticas poderia fazê-las, já que ostento aos 35 anos um sorriso metálico de quem procura corrigir problemas até mais sérios, que já haviam começado a prejudicar minha fala. O meu inconformismo vem de um sujeito, um belo dia, inventar que algo é a moda do momento e começar a vender isso, sempre bem auxiliado pela mídia de futilidades. E ainda inventa uma justificativa honrosa para isso: a tentativa politicamente correta de provar que ninguém precisa ser perfeito!
Se fosse mesmo para fugir dos ideais de beleza, esses cretinos defenderiam formas saudáveis de viver, não a obsessão pela magreza. A tal de Lara Stone tem diastema, mas é um esqueleto. Queria ver um sorriso mais tradicional num corpo mais rechonchudo ser vendido com a mesma condescendência!
Não estamos falando de uma roupa ou acessório, mas de uma característica física. Já existem mulheres mandando desgastar os dentes, para se adequar ao modismo. E não me refiro às nigerianas (na Nigéria, diastema é sinal de beleza e muitas mulheres passam a faca nos dentes, para possuir um). Quero ver quando a moda passar. Quem tiver dinheiro vai tratar de recapear os dentes e, quem não tiver, voltará a ser motivo de chacota na escola. Sorte das mulheres de orelhas grandes, se esse passar a esse modismo da época.
"Strike a pose..."
Quem se deu bem foi Madonna, provavelmente o mais famoso diastema de todos os tempos. Obcecada pela beleza quase tanto ou até mais do que por seu desejo de provar que ninguém manda nela, que é a mulher mais influente e poderosa do mundo, talvez, passa a maior parte do dia malhando, tentando conter os efeitos do tempo. Só ela não vê que sem muito sucesso. Ai dela se não houvesse o Photoshop e uma legião de fãs!
Pelo menos os tratadores de fotografias não precisam mais alterar a imagem inteira. Na hora de apagar as veias saltadas, a pele manchada e as distorções produzidas pelo excesso de musculação, podem deixar o sorriso de Madonna do jeito que é. Ao menos até segunda ordem, tudo bem.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Yúdice, senti muita falta de ler seus textos durante os 15 dias que fiquei sem internet.
Moda é isso aí mesmo.
Não consigo imaginar uma pessoa se "mutilando" para ficar na moda, mas os casos de anorexia e bulimia estão aí para nos fazer crer, né não?

Luiza Montenegro Duarte disse...

Não se preocupe, não existem mulheres pobres mandando desgastar os dentes. Só as fúteis e endinheiradas o fazem, pois sabem que depois resolvem.
Moda é isso aí. Depois de um ano de "microvestidos" (o senhor deve ter notado que comprimento das saias subiu consideravelmente), li em uma revista feminina que a nova tendência agora é vestido longo, até o pé. Ou seja, "joguem fora tudo o que vocês consumiram ano passado".
Quem quer andar alinhado com esse povo, tem que estar preparado para os extremos, pois, no meio termo, ainda poderiam aproveitar algumas peças, o que seria um sacrilégio para o mercado.

Yúdice Andrade disse...

E acometem as meninas cada vez mais cedo, Ana. Um terror.

Na Nigéria, Luiza, mesmo as pobres fazem isso. Mas o contexto é outro. Trata-se de uma concepção de beleza, como as mulheres-girafa da Tailândia. É algo que maltrata o nosso senso ético, mas que devemos respeitar. O que não merece o menor respeito é o ridículo dos modismos, estes sim exatamente como descreveste.
Que mundinho...