terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia do blog

O nosso querido Fernando Sampaio, em seu Domisteco, Fernandel, noticiou que hoje é o dia do blog.
Embora a data tenha sido definida por um motivo bastante tosco, o importante é a proposta de aproveitar a ocasião para divulgar blogs que, por qualquer razão, pareçam-nos merecedores de difusão. Por isso, sem nenhuma pretensão exaustiva, indico alguns:

O próprio Domisteco, Fernandel. Não se trata de troca de gentilezas. Este blog é uma de minhas leituras diárias, por isso fico triste quando o Fernando some em suas viagens de trabalho e nos deixa por dias sem novidades. Além do estilo elegante e divertido, o blog chama a atenção pelo profundo humanismo e pela pesquisa que o editor faz, para embasar as suas análises. Como exemplos, leia aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Indico também o Belenâmbulo, do Wagner Okasaki, adotando como motivos os que foram relatados pelo Fernando. Grandes fotografias e fina ironia. Pena que o blog esteja parado desde 15 de agosto. Nosso intrépido Wagner deve estar trabalhando muito, mas torcemos por seu breve retorno. Divirta-se acessando o arquivo.

Temos o charmoso Sobre o mundo e etc., da Luiza Montenegro Duarte. Ignore o perfil escrito pela própria, definindo-se como uma "maria-ninguém". Trata-se de uma jovem advogada cheia de excelentes ideias, que nos reacende esperanças quanto aos jovens de hoje, pelos valores que defende tão ardorosamente.

O Gerivaldo Neiva mostra um juiz baiano, engajado até a raiz dos cabelos com um ideal de justiça que não se detém mesmo diante do próprio Poder Judiciário. Inspira-nos ver um representante do Estado defendendo a responsabilidade social e o reconhecimento humano que toda e qualquer atuação do poder público deveria ter como primeira premissa.

O Filósofo Grego, do colega de docência André Coelho, mostra análises profundas sobre temas mais propriamente relacionados ao Direito, recaindo porém sobre aspectos da vida, da cultura, do indivíduo. Para quem aprecia leituras instigantes. Pena que o blog esteja parado desde 26 de julho. O mestrado, com certeza, está consumindo o nosso estudioso André.

E por fim, dentre tantas opções interessantes, o Voo de Galinha, voo solo de nosso colega de Flanar e médico, Itajaí de Albuquerque. O enfoque está na ciência, notadamente na área médica. Mas há muito de cultura, também, oferecido por um autêntico cavalheiro.

Todos estes blogs são de pessoas que coloco na conta dos amigos, mas vale a pena expandir a lista com outros, dos mais variados lugares. Vale a pena, por isso mesmo, você dar as suas sugestões.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Vixi, que eu vou passar mais tempo em frente ao computador com tanta indicação...
Meu marido vai pedir o divórcio.

Belenâmbulo disse...

Nossa, que honra!!!
Fiquei supercontente e surpreso. Como eu não estou em sua lista de links, não esperava constar nesse seleto grupo.

Quanto à ausência de postagens, não estou nem trabalhando tanto assim. Acontece que minhas ideias passam por um período de renovação e transformação. Perdi o tesão pelas mesmas postagens repetitivas de sempre. Na verdade, ando meio farto da própria blogosfera. Mas volto logo, e seu texto contribui para acelerar o processo.

Abraço

Luiza Montenegro Duarte disse...

Professor, não conseguirei expressar a honra que é estar nessa lista, em tão boa companhia, diga-se de passagem. Ainda tem o fato de meu blog ter sido chamado de "charmoso". Adorei!
Bom, em tempos de auto-estima não tão elevada, o "maria-ninguém" anda bem apropriado. Talvez permaneça assim por algum tempo, mas há de melhorar! Espero que quando meus objetivos forem alcançados, eu passe a me achar somente "alguém" e não "um ser superior", como uns outros por aí.
Abraços e obrigada pelos elogios. Tem muito significado para mim.

Yúdice Andrade disse...

Ele tem ciúme dos blogs, Ana? É só arrumar alguns do gosto dele.

Não deverias ficar surpreso, Wagner. Todo mundo gosta e respeita o Belenâmbulo. Prova disso foi teres sido convidado para aquele famoso café da manhã com a governadora. Mesmo sendo novo na blogosfera, já tinhas sido notado.
Espero que a fase da crise passe logo e que retornes o quanto antes para nos inspirar.

Eu me senti honrado antes, Luiza, pelo que me escreveste. E o teu blog é muito charmoso, sim. Na verdade, tento evitar elogios que possam soar como galanteios (como o "estonteante" usado pelo Barretto para se referir a ti), porque te encaro como uma pessoa reservada e que procura fugir do estereótipo da mulher que é interessante porque é bonita. Enfim, tento evitar o lugar-comum.
Mas o teu blog e tu mesma, pessoalmente, valem todos os elogios.
Com todo o respeito, é claro!

Maíra Barros de Souza disse...

Professor o senhor acabou de contribuir pro meu vício em blogs ficar mais terrivel. Já me viciei em dois dos blogs que o senhor indicou, sou presa fácil. Mais horar grudadas no notebook... =)
Abraços!