quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Calçadas de Belém

Sempre lembradas como exemplo do descalabro que é o espaço urbano de Belém, as calçadas começaram a sofrer as primeiras intervenções. Primeiro foi no bairro de São Brás, ao longo da Av. José Malcher, quando ocorreu o nivelamento e a colocação de piso diferenciado, para orientação de cegos (que é o termo correto para "portadores de deficiência visual"; como falo sem intenção de ofender, uso os termos específicos e não esses eufemismos despropositados).

A obra foi questionada, por seus custos, considerando haver medidas muito mais prioritárias e porque a execução não foi das melhores. Pode ser. A ideia, pelo menos, foi boa.

Agora são as calçadas da Av. Duque de Caxias, famosas pela esculhambação: para compensar o desnível da rua para os imóveis, foram construídos enormes obstáculos ao direito de ir e vir, capazes de dar trabalho até para quem goza de boa saúde — e inviabilizadores de qualquer pessoa que tenha dificuldade de locomoção. Idosos, cadeirantes e congêneres, por ali, nem pensar.

Ainda não tomei conhecimento de reclamações dos donos de imóveis, mas a medida em si é importante, necessária e útil. Vem em boa hora. Só me pergunto se será ampliada para a Marquês de Herval, onde ocorre o mesmo problema e em níveis ainda piores.

Enfim, algo bom na cidade. Mas isso não é mérito do prefeito, que não temos, e sim dos técnicos da Secretaria de Urbanismo. Espero que eles tenham alguma solução para os prenunciados alagamentos que as chuvas e as marés nos trarão.

5 comentários:

Anônimo disse...

Yú, na frente do LIBERAL, na 25 de Setembro, a prefeitura também refez as calçadas que estavam boas, para implantar calçadas ótimas, com juntas plásticas; derrubada, também, de umas 10 árvores, do canteiro central, para plantar palmeiras imperiais, combinando o jardim público, com o jardim privado dos Maioranas; execução de espelho d´água, com bordas de granito e tudo o mais.
Isso tudo, acho que foi mérito só do prefeito, ou será que a SEURB/Luiz Otávio é que atendeu?

Frederico Guerreiro disse...

Pior de tudo é a idéia de manter a pedra-sabão em algumas calçadas. Tenho sapatos que não posso sair com eles em dia de chuva. Fico que nem garça tentando me equilibrar no limo.

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, vou passar pela frente da portentosa sede das ORM para ver a tal obra, que muita gente tem comentado.
Fred, e eu que já caí por conta dessa terrível pedra de lioz, que vale por um sabão. Vergonha em plena rua...

Anônimo disse...

Belém está completamente tomada por calçadas inadequadas, em todos os bairros. Está mais do que na hora de se organizar essa bagunça. Por outro lado, adequar uma via pública aos interesses de um grupo comercial é absoluto descalabro!

Anônimo disse...

Hey, colega das 11:23PM, sempre achei que para fazer o que está sendo feito na Duque, só por interesses ocultos.
De uma parte já sabemos do Dudú e do grupo do hospital Sirio-Libanês.
Fala aí o nome desse grupo comercial que, só tendo interesses inconfessáveis, arrasou 200 árvores, 5 hectares de área verde, 1 praça de skate, o contôrno da igreja de Fátima, as áreas de convivência no canteiro central, com bancos, promontórios e áreas de lazer.