quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A OAB que queremos

Da coluna Repórter 70 de hoje:


Mira
O novo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, já chegou atirando. E com mira certeira: quer o Congresso Nacional permanentemente preocupado com a segurança pública, e não mobilizado para aprovar medidas emergenciais apenas quando pressionado pela comoção social. A Ordem acaba de criar, em parceria com outras entidades sociais, o Fórum para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz.


Reforma
O Fórum, que vai propor ações de combate à criminalidade e de melhoria da segurança no país, também pôs o dedo no suspiro da inércia parlamentar. Para Britto, não basta mudar a legislação penal, mas é imprescindível, também, ousadia para se fazer a reforma política. Para provar que fala para valer, a OAB entrega ao Congresso no dia 28 pedido de agilidade na modernização das estruturas políticas brasileiras.

Assinando embaixo das propostas do novo presidente de nossa agremiação, em âmbito nacional, espero que não seja apenas empolgação de começo de mandato; que, ao contrário, seja essa a postura da Ordem daqui por diante. Afinal, para se orgulhar de ter participado de todos os grandes eventos do país nas últimas décadas, deve mostrar que o espírito de luta pelas boas causas ainda existe, não tendo ficado no passado.

Espero, ainda, que as seccionais regionais sejam cobradas a reproduzir os mesmos objetivos e metas do Conselho Federal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
A propósito da OAB, questionei outro dia, em um comentário aqui no teu blog, a atuação da seccional paraense da Ordem em relação ao diz-que prefeito de Belém. Continuamos no mais absoluto silêncio a respeito, como já ocorria na gestão anterior. Mas, apesar de pertencer ao mesmo grupo político e ter sido vice do Ophir Jr., vou dar algum crédito à Ângela Salles, pelo fato dela ter tomado posse na Presidência há menos de um mês.
Entretanto, no meio de todo esse completo abandono às traças, baratas e principalmente ratos a que a nossa cidade tem sido relegada, surge uma bela notícia. Um anônimo incluiu o seguinte comentário no blog do Barata:

"Atenção Barata e demais blogueiros:
Agora que acabou o Carnaval, é que o ano começa pra valer, e já na semana que vem o prefeito Duciomar Costa vai levar chumbo grosso. É que a ong ACRIMAT (Associação Criança, Idoso, Meio -Ambiente & Transparência) presidida pelo ex-assessor da CMB, Jorge Luiz da Costa Pereira, vai ingressar com um pedido de impeachment na Câmara Municipal contra o alcaíde de Belém. Motivo: o escandalo do gás."

O presidente dessa ONG, ao que parece, já andou criando imbroglios anteriores para políticos mal-intencionados. Ex-assessor do vereador Pastor Raul Batista, denunciou-o por nepotismo. O próprio Duciomar já foi atingido por denúncias da tal ACRIMAT, formuladas ao Ministério Público, quando dispensou licitação para contratar a empresa Transterra Terraplanagem, na operação Limpa Belém, em 2004.

Yúdice Andrade disse...

Aguardarei o desenrolar dos acontecimentos, mas não boto fé que esse tipo de coisa aconteça. E, se acontecer, será devidamente contornado. No mínimo, teríamos medidas judiciais em quantidade suficiente para não impedir que o sedizente fosse até reeleito (Deus não o permita!!!).
Além disso, outro dia um anônimo, no mesmo blog do Barata, anunciou que a tal Silvia Randel fora exonerada da chefia de gabinete da prefeitura. E era apenas um boato.
Enfim, aguardemos.