segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Campanha de resgate de Belém (parte 5)

Pensaram que eu tinha capitulado? Podem esquecer. Só dei um tempo para não cansar os leitores, mas tenho um compromisso social de prosseguir.
Sob o título "Bagunça", a coluna Repórter Diário publicou hoje o seguinte:

Nunca as empresas de transporte coletivo de Belém estiveram tão bagunçadas. O Pedreira-Nazaré e o Cremação viram “cometas” depois das 18h. Condutores e cobradores estão cada vez mais sem saber o significado da palavra respeito e disciplina profissionais. Queimam paradas com até oito passageiros só por causa de um idoso que também fez sinal. Só param quando percebem que o sinal está fechado. Se o sinal estiver aberto, a tentação de arrancar é maior, deixando passageiros mesmo com chuva.

Talvez pelo fato de o sedizente apoiar o governo Ana Júlia, com quem tem relações o dono do jornal, o problema noticiado não foi relacionado ao (des)governo municipal. Mas a quem, se não a ele, se pode atribuir tal mazela? Aos empresários? Claro que eles são os culpados n. 1, mas todos conhecemos seu histórico de lucro-máximo-e-que-se-danem-os-usuários. Portanto, compete ao Município, via CTBel, a completa e eficaz fiscalização. Afinal, transporte público, como já revela a nomenclatura, é incumbência do Poder Público, mas delegada a particulares. Além disso, o mau funcionamento do serviço pode custar nada menos que vidas humanas. Que o digam as vítimas de quedas quando os motoristas arrancam.
Portanto, ou o sedizente se lembra de, numa de suas visitas a Belém, tomar providências para conter o abuso — que ocorre sempre que a fiscalização desaparece —, ou teremos a qualquer momento mais um exemplo de morte provocada, em última análise, pela omissão dos governantes. Criminosa omissão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Socorro, o barco está indo a pique!
Está fazendo água por todas as baixadas e também por todas as elevações!
Não dá mais para avaliar se é alagamento ou afundamento!
O Duciomar não conseguiu junto à Câmara licença para licitar os serviços públicos de transporte de passageiros? O que está esperando?
Hey, Dudú, acorde e vem trabalhar!

Anônimo disse...

Meu Caro Yúdice,
veja na veja dessa semana a denuncia contra o Duciomar, com relação à venda do gás do Lixão do Aurá.
Enquanto no Rio Grande do Sul esse gás foi vendido na base de oito euros por tonelada, aquí, o Prefeito vendeu na base de cinquenta centavos de dolar americano por tonelada. Isso dá uma diferença de cerca vinte reais por tonelada, desfavorável para Belém. Ou os gauchos sabem negociar melhor, ou o Prefeito Duciomar sabe negociar melhor para sí!

Anônimo disse...

Yudice, ate a Veja esta contribuindo com a tua campanha. Olha o que foi postado na secao "Holofote" desta semana:
"Em 2005, Belém cedeu a captação dos gases do seu aterro sanitário à Conestoga-Rovers, fornecedora canadense de gás natural. A empresa paga à prefeitura 50 centavos de dólar por tonelada de gás. Porto Alegre também tem um contrato com a Conestoga-Rovers, mas recebe 8 euros por tonelada. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Pará investigarão os contratos, firmados pelo prefeito Duciomar Costa."
Nao fosse o preco de tais atitudes, eu seria capaz de vibrar com a quantidade de besteiras que este enganador esta fazendo. Afinal, ele esta cavando a propria sepultura politica.

Francisco Rocha Junior

Yúdice Andrade disse...

Caros Francisco e anônimos, obrigado pelos comentários. Eu não tinha visto a reportagem e a usarei na parte VI da campanha. A idéia é exatamente esta soma de esforços. Belém agradece.