segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Engarrafamento na Almirante Barroso

Vocês devem estar lembrados. Diariamente, formava-se um imenso engarrafamento na principal avenida da cidade, começando no Entroncamento ou antes, começando a diluir-se no trecho entre a Júlio César e a Dr. Freitas. Isso custou muita azucrinação nos ouvidos de Edmilson Rodrigues, na época em que Belém tinha prefeito. Algumas medidas foram implementadas, entre elas a supressão dos canteirinhos daquela via, que se transformou em duas pistas com quatro faixas de rolagem cada, e a construção da ciclovia.
Seja como for, os engarrafamentos foram sumindo e, embora seja muito fácil comprometer o tráfego naquele trecho, passamos a ter alguma tranquilidade. Mas os congestionamentos estão de volta e, pelo visto, vieram para ficar. Afinal, as causas são apenas a quantidade de veículos e a péssima disposição de semáforos na confluência com a Júlio César.
Desde que o Tribunal de Justiça do Estado se instalou no Lauro Sodré, mudanças nos equipamentos urbanos tornaram o trânsito, naquela esquina, tétrico. Principalmente para quem vem pela Júlio César e dá de cara com um sinal fechado assim que um, cinco metros atrás, acaba de abrir.
Como a tendência do número de automóveis é sempre de aumento, a anarquia ali promete ficar insustentável em pouco tempo, se medidas eficientes não forem tomadas, relacionadas à infraestrutura urbana.
Se o sedizente prefeito atual jura pela fé da mucura que o Complexo Viário do Entroncamento só ficou pronto graças a sua intervenção, por que então ele não usa a mesma macheza para concluir a 1º de Dezembro (ops, João Paulo II), o que diminuiria bastante o fluxo na Almirante Barroso?
Pensando bem, ele não faz isso por um motivo singelo. Ele nunca faz nada. Não em Belém.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não há dúvida que a retirada da passarela em frente ao Lauro Sodré impôs um semáforo mais demorado na altura da Júlio Cesar, para travessia da Almirante, por pedestres. Congestiona!
No Entroncamento, enquanto o Governo Federal, através do Denit, construia o Complexo Viário projetado pelo Edmilson, o Duciomar tinha que ter feito as adaptações das ciclovias no "em torno" e a passarela ( ou passagem subterrânea,com escadas rolantes de 3 metros de altura e lojas, em PPP, com os empresários da área ) em frente ao Shopping. Por omissão não fez nada, até agora. Nem a passarela provisória, que prometeu para 10 dias, a partir da inauguração do Entroncamento!
Outra coisa, agora, sem os Tucanos e sua politicagem, a drenagem direta das águas para Utinga, como projetado,deveria ser implantada e parar-se de brincar de bobear águas.

Yúdice Andrade disse...

Já tinha ouvido falar dessas omissões no projeto do Entroncamento, atribuíveis mais uma vez à diz-que prefeitura da cidade.
O fato é que existe uma causa conhecida para um problema cotidiano. O que falta para enfrentá-lo? Alguém ter seu dia de fúria, apear do automóvel e sair metralhando motoristas e pedestres em plena Almirante Barroso?

Anônimo disse...

Como é que pode!
Que relação existia entre o Duciomar e Belém?
O que é que levou a população a votar nêle, que nunca havia administrado nada, gerenciado nada, implantado nada, criado nada, a não ser para empulhar e enganar(e isso era do conhecimento de todos e todas)?
Não representava nenhuma classe produtiva da cidade!
Não tinha nenhum plano!
Como é que pode um partido que se diz consciente, ético, estruturado, e que visa o bem comum tê-lo apoiado, defendido e elogiá-lo como melhor solução? Como foi o caso do PSDB, PFL, entre os mais destacados.
Junto com êle devem ser varridos esses que o ajudaram nessa "GRANDE EMPULHAÇÃO" de Belém : Jatene, Vic, Almir, Pioneiro, os Klautaus, Zenaldo, Nilson Pinto, Wlad, Jordy, Morgado, Maioranas, Orly. E não venham dizer agora que se enganaram, pois conscientemente enganaram os outros!