quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Maior e menor

Certa vez, observando cachorros, comentei com alguém sobre o quão interessante é a diversidade entre raças caninas, não apenas na aparência, mas desde o tamanho. As disparidades são tantas que é como se os animais pertencessem a espécies distintas. O arremate foi que, na espécie humana, também há disparidades, mas nada tão grave. Tal afirmação, contudo, precisa ser revista. Ela continua sendo verdadeira em termos gerais mas, ao nível das excepcionalidades, do extraordinário mesmo, deparamo-nos com isto:





O chinês He Pingping, proclamado pelo Guinness como menor homem do mundo, com impressionantes 74,61 centímetros (embora haja outro ainda menor, que o Guinness desconsiderou porque ainda pode crescer), lado a lado com o curdo Sultan Kösen, o maior de todos os seres humanos vivos, com 2,46 metros.
A fotografia foi tirada com fins promocionais. Como talvez você, assim como eu, tenha sentido falta de uma visão completa do gigante, ei-lo:



Difícil a vida de Kösen, com certeza. O corpo mal sustenta tanto peso (ele precisa de muletas). Mas suspeito que a de Pingping (e a de Magar) é bem pior.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Yúdice, você acredita que eu não havia percebido, até hoje, a frase do Groucho Marx no seu banner?
Sou fãzaça dele e de seus irmãos. Meu filho tem muitos filmes dele. Suas frases de efeito são divertidíssimas. Tem uma que eu adoro: "Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro."

Yúdice Andrade disse...

É porque ela acabou de ser posta e, para piorar, o meu banner não facilita a leitura. Mas vou mexer nele qualquer hora dessas, para melhorar o visual.

Ana Miranda disse...

Dizem que essa é verdadeira, mas vai saber...
Uma mulher conversando com ele disse que tinha 11 filhos. Aí ele achou que era muito e falou para ela e ela respondeu que gostava muito do marido dela. Ele, fico aqui, imaginando a cara dele ao dizer isso: "Eu também adoro meu charuto, mas de vez em quando eu o tiro da boca".
Eh...eh...eh...