segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Renovação do parlamento

Estamos em 2010, ano de eleições gerais. Embora as atenções fiquem histericamente focadas na sucessão à presidência da República e ao governo do Estado, também serão eleitos os novos (ou velhos) representantes do povo nos parlamentos. A pouca atenção que se dá a esta particularidade é reflexo da pouca atenção que o eleitor comum dá à própria função parlamentar, como se ela não fosse importante, para o bem ou para o mal. Depois reclamam que os caras não fazem nada além de se locupletar do dinheiro público.
É o caso de perguntar: você tem ideia de que são os representantes paraenses no Congresso Nacional? Sabe alguma coisa sobre eles? Sabe o que têm feito?
Pois os caras são estes aqui:

Senadores
José Nery (PSOL);
Flexa Ribeiro e Mário Couto (PSDB).

Nery e Ribeiro eram suplentes e assumiram mandatos que terminarão em 2011. Portanto, em outubro faremos a renovação de duas vagas do Senado. Restará, para nosso infortúnio, Mário Couto, eleito na época em que o rolo compressor tucano conseguia absolutamente tudo o que queria, inclusive eleger um Duciomar Costa e um Mário Couto ao Senado. Grandes feitos, não?
Duvido que o homem que jamais foi bicheiro conseguiria se eleger sem a máquina estatal ao seu dispor.

Deputados federais
Asdrúbal Bentes, Bel Mesquita, Elcione Barbalho, Jader Barbalho, Wladimir Costa (PMDB);
Beto Faro, Paulo Rocha, Zé Geraldo (PT);
Gerson Peres (PP);
Giovanni Queiroz (PDT);
Lira Maia, Vic Pires Franco (DEM);
Lúcio Vale (PR);
Nilson Pinto, Wandenkolk Gonçalves, Zenaldo Coutinho (PSDB);
Zequinha Marinho (PSC).

E em âmbito estadual, mais próximo de nós, você conhece os nossos representantes? Eis a relação dos membros da Assembleia Legislativa:
Adamor Aires, Júnior Hage (PR);
Airton Faleiro, Bernadete Ten Caten, Carlos Bordalo, Carlos Martins, Miriquinho Batista, Regina Barata (PT);
Alessandro Novelino (PSC);
Alexandre Von, Ana Cunha, André Dias, Bira Barbosa, Bosco Gabriel, Italo Mácola, Manoel Pioneiro, Suleima Pegado, Tetê Santos, Zé Megale (PSDB);
Anaice, Antonio Rocha, Domingos Juvenil, Josefina Carmo, Martinho Carmona, Parsifal, Simone Morgado (PMDB);
Arnaldo Jordy, João Salame (PPS);
Cássio Andrade (PSB);
Deley Santos, Gabriel Guerreiro (PV);
Eduardo Costa, Joaquim Passarinho, Júnior Ferrari, Robgol (PTB);
Gualberto Neto, Haroldo Martins, Márcio Miranda (DEM);
Luís Cunha (PDT);
Roberto Santos (PRB);
Zé Neto (PP).

A população normalmente se queixa de todos. Os pseudo analistas políticos de plantão sempre perguntam: você se lembra em quem votou nas últimas eleições? E eu agora pergunto: você tem alguma ideia da atividade parlamentar de algum desses caras?
Nas listas acima, há gente que ocupa uma cadeira nos parlamentos há mais tempo do que eu estou reencarnado ou quase isso. E, mesmo assim, o que foi que fizeram? Você conhece alguma lei relevante que tenha sido proposta por algum deles? Sabe se eles se destacaram em alguma comissão temática? Sabe se eles foram presidentes ou relatores de alguma CPI? Enfim, esses caras estão fazendo o quê, além de torrar o nosso dinheiro?
Minha proposta é que acessemos os sítios dos próprios parlamentos e, lá, com base nas informações oficiais publicadas, tracemos um perfil dos nossos representantes; um inventário de seu mandato. A ideia é conferir quem realmente merece continuar por lá e quem já passou da hora de ser escorraçado da vida boa, perdendo a graninha, as passagens aéreas, os privilégios e o foro privilegiado.
Infelizmente, não disponho de tempo suficiente para fazer esse levantamento. Quando der, farei um ou outro. Mas seria bom que outras pessoas se dessem a esse trabalho e nós divulgássemos as informações o mais amplamente possível. Lembre-se: os textos não devem ser valorativos. Devem, apenas, sintetizar as próprias informações oficiais do Senado, da Câmara e da Assembleia Legislativa. Com isso, quem for podre que se quebre..

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.
Obrigado pelas informações e parabéns pela ideia e iniciativa.
Em determinado momento da leitura, percebi que se tivesses escrito apenas "José (PARTIDO); José (PARTIDO); José (PARTIDO)" não faria diferença alguma, pois essa representação atual é apenas caricata.

Leonardo Sta. Brígida

Rita Helena Ferreira disse...

Bom dia, Yúdice.

Tb adoro qdo o dia começa chuvoso.. :)

Qto ao tema do post, salvo engano, as eleições para o senado devem preencher as vagas do Nery e do F. Ribeiro, justamente pq seus mandatos terminam ano que vem.

O Couto foi eleito no mesmo ano que a Ana Júlia, não?

Abraços.

Yúdice Andrade disse...

Gosto do Nery, Leonardo. Tenho motivos para isso, que mencionarei em postagens futuras. De saída, pode-se destacar a sua atuação no combate ao trabalho escravo. Já é alguma coisa, não?

Rita, tens toda a razão. Eu escrevi que os mandatos dos dois terminam em 2011 e tratei como se a renovação fosse de apenas um terço. Erro meu. Obrigado por me alertar.

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Eu não sei nada sobre os políticos daqui.
Mas não votei em ninguém, pois só voto 00 confirma.
Eu sei, eu sei, é burrice minha, é um atentado contra a minha pátria, me tira o direito de reclamar, mas fazer o quê??? Em votar quem????

Anônimo disse...

Yúdice,
o senador nery tb se destacou na CPI nacional contra pedofilia. Eita cara bom! É assessorado por pessoas que sinceramente gostaria de rever no parlamento - mais tarde declaro meu voto.
abraços,
Anna Lins