quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amazônia internacionalizada

Eu também recebi o e-mail dizendo que um livro de Geografia, supostamente utilizado nas escolas dos Estados Unidos, apresentava a Amazônia como um "território internacional", revelando os planos da pátria do imperialismo em violar a soberania brasileira. Como sempre, o nefasto spam conclama as pessoas engajadas e/ou de bom coração a ficar indignadas e a repassar a bobagem para o maior número possível de contatos. Sempre há uma legião de patos para cair nessas lorotas.
A lorota em questão é um exemplo de sucesso, porque já existe há dez anos e volta e meia reaparece, sempre arrebatando corações. Já mobilizou o Congresso Nacional e autoridades diplomáticas dos dois países, que negam enfaticamente a existência do tal livro. Planos de invasão da Amazônia, então, nem se fala!
Até hoje, não se conhece o responsável pela fraude, mas os investigadores estão convencidos de que ela foi perpetrada no Brasil para influenciar os brasileiros. A hipótese mais em voga afirma que a mentira foi plantada por setores da extrema direita militar brasileira, com o objetivo de exacerbar o nacionalismo protecionista sobre a Amazônia. Com as facilidades trazidas pela Internet, o plano deu certo.
Você pode saber mais sobre o caso lendo esta detalhada matéria.

3 comentários:

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/781649-ministerio-da-fazenda-erra-dados-e-infla-feitos-de-lula.shtml

Luiz disse...

Já fui pato nessa lorota. A internet é poderosa, vide o caso do Criança Esperança, que levou a Globo a ter que fazer a ressalva de que as doações não constituem benefício fiscal.

Lafayette disse...

Não me diga que é lorota!
Merda! Contava com isso pra começar a ganhar em dólar e falar, automaticamente inglês! :-):-):-)