quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crianças e gualdinhas

Agora é para valer: entrou em vigor a obrigatoriedade do uso de equipamento de retenção infantil em automóveis, objeto de postagem de ontem. Se você é daqueles que sempre deixou o seu filho solto no habitáculo, porque não via mal algum nisso, já passou na hora de criar juízo e, ao menos por razões econômicas (a multa) e administrativas (a pontuação no prontuário), transportar a criança em segurança.
Estou muito curioso para saber como a CTBel — a nossa CTBel velha de guerra, que dispensa apresentações — vai se comportar em relação a esse novo filão arrecadador. Pergunto-me se uma das maiores características dos agentes de trânsito locais — os gualdinhas — será modificada. Refiro-me ao hábito de se esconder dos condutores, para multá-los na surdina, sem fazer a abordagem direta que deveria ser regra, salvo quando inviabilizada, a fim de que a atuação do poder público fosse efetivamente preventiva de infrações e acidentes, além de educativa. Considerando que os condutores irresponsáveis tentarão assegurar a impunidade mandando a molecada ficar sentada, quieta e em silêncio, para não ser percebida do lado de fora do carro, é bem possível que os gualdinhas, a partir de hoje, comecem a vir para a beira das calçadas, a fim de espiar. Não se surpreenda ao se deparar, de repente, com o carão de um deles grudado no vidro da sua janela, perscrutando o interior do veículo à cata de uma criança.
Quer uma sugestão? Não ande com brinquedos humanoides no automóvel. Numa terra onde o sujeito multa por uso de celular porque você cantarolava, até boneca esquecida no assento traseiro pode render aborrecimentos.
Quem souber do que a CTBel anda fazendo sobre este assunto, conte para nós.

4 comentários:

Luiza Montenegro Duarte disse...

Segundo O Liberal de hoje, a CTBEL só aplicará a multa a partir de outubro, porque as cadeirinhas ainda estão em falta. Como sempre, se premia os retardatários.
Na mesma reportagem, há depoimentos de pais que não irão comprar o equipamento, por ser muito caro, e instalarão película nos vidros, para driblar a fiscalização.
A segurança dos filhos, pelo visto, está em último lugar.

Yúdice Andrade disse...

Vi a notícia, Luiza. E estranhei muito. Parece que a nova chefia está mesmo empenhada em melhorar a imagem da CTBel, como se isso fosse possível.
Quanto aos pais, o argumento econômico é apenas uma desculpa fácil. Estão fazendo drama. Película é mais barato, claro, mas não é um produto barato. E não adianta nada economizar na cadeirinha e torrar uma grana em cerveja todo final de semana. Questão de prioridades, portanto. A segurança do filho não é prioridade, por conta da velha e leviana crença de que nunca acontecerá nada.
No final, o legista provará que tínhamos razão.

Frederico Guerreiro disse...

Desde antes de ontem estou proibido de dar carona a alguém com criança pequena. Logo digo: vá a pé! Ou será que eu vou ter de comprar cadeirinha para dar carona?
Queria ver como é que vão se sair os motoristas de táxi na porta de maternidade... ou os ônibus, que também são veículos automotores.

Breve, Lei do Capacete para todos, com infração gravíssima, 7 pontos na carteira e o melhor: 191 reais de multa.

Frederico Guerreiro disse...

Futuramente, Lei da Proibição de Morrer em Acidentes de Trânsito, Lei n. 171.171/24. Infração hipergravíssima, pena de multa de dízimo de 191 reais mais retenção do corpo.