quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O convênio AMBRA/UERR

Mais uma vez, a AMBRA/BLIC retorna à pauta do blog. Só para relembrar, trata-se de uma instituição estadunidense que oferece um curso de Direito, na modalidade ensino à distância. Temos, assim, duas grandes controvérsias em jogo: 1ª) a desconfiança em relação à metodologia de ensino não presencial; 2ª e talvez mais grave) a dúvida quanto à possibilidade de reconhecimento de um curso oferecido por instituição estrangeira. Como sabemos, a validação de diplomas estrangeiros continua sendo um problema complexo e cheio de burocracia.
Solenidade de assinatura do convênio entre a AMBRA e a UERR
Em agosto deste ano, a AMBRA assinou um convênio de cooperação técnico-científica com a Universidade Estadual de Roraima, cujo objetivo declarado é "incentivar atividades de intercâmbio de cooperação técnico e científico entre docentes, cientistas, estudantes e técnicos de ambas as instituições, incluindo projetos comuns, cursos conferências, seminários, dentre outras atividades de interesse mútuo" — atividades essas restritas aos corpos docente e discente da UERR.
Nossos incansáveis comentaristas (lembre-se: a postagem original sobre o tema é a mais comentada do blog em toda a sua história e continua rendendo) logo identificaram no convênio uma medida maliciosa. Seria um reconhecimento tácito de que a AMBRA ofereceria um curso irregular, tanto que precisou conveniar-se a uma instituição de ensino superior legitimamente brasileira. Com isso, especulava-se, o diploma poderia ser emitido pela UERR, aparentemente resolvendo as questões legais.
Mais adiante, outros comentaristas disseram nada ter encontrado no site da UERR sobre o convênio, o que também seria suspeito. Graças a isso, o representante da AMBRA, Alfredo Freitas, que volta e meia me visita para saber o que anda sendo dito de sua instituição por aqui, escreveu fornecendo estas informações:

 O convênio entre a AMBRA e a UERR foi divulgado na impressa oficial do Estado de Roraima do dia 5 de agosto na página 40. Segue link: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br/diarios/doe-20100805.pdf
Procure no site da UERR, via google, informações sobre a AMBRA que você encontrará facilmente um texto mencionando o convênio. Para facilitar seu trabalho, segue link de busca no Google: http://www.google.com.br/search?q=site:www.uerr.edu.br+ambra

Informou que a notícia foi também veiculada pelos jornais "Roraima Hoje" e "Monte Roraima", de circulação local, o que explica não termos conhecimento, aqui por estas bandas.
Pelo que se pode perceber da notícia, o convênio não envolve emissão de diploma (não consegui abrir o link da imprensa oficial). Suas finalidades parecem bastante convencionais e oportunas, não justificando as suspeitas levantadas. Por outro lado, isso demonstra que as dúvidas sobre a validade no Brasil de um diploma expedido pela AMBRA continua uma grande incógnita.

A epopeia BLIC neste blog pode ser acompanhada através destes links:
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2009/01/blic-ensino-do-direito.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2009/01/diploma-nao-reconhecido.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2010/08/blic-em-nova-situacao.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2010/08/blic-defendida-por-seus-academicos.html

Nenhum comentário: