sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Você já viu o inferno?


Segundo Gustave Doré, pintor e desenhista francês (6.1.1832-23.1.1883). Entre suas obras mais famosas estão as ilustrações que fez para A divina comédia, de Dante Alighieri, de onde sai esta imagem do inferno.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

No meu blog eu coloquei o endereço do site onde se pode ler toda a obra, onde há as ilustrações e a música, que é simplesmente maravilhosa!!!

Anônimo disse...

O inferno pra mim é o calor insuportável que estamos vivendo aqui em Belém. Espero logo a época das chuvas, mais aí tem outro inferno que é o trânsito e os eternos alagamentos em alguns pontos na cidade.
Se o inferno de Dante é geladíssimo, nao me importaria de ir pra lá.
Anna Lins

caio disse...

Adoro o Doré. Até frequentava o fórum sobre ele no orkut há uns tempos.

Gosto das gravuras dele para aqueles contos clássicos... chapeuzinho, gato de botas, pequeno polegar... eles ficam longe de serem "fofos", hehe. Grande lembrança!

Abraços, professor.

Yúdice Andrade disse...

Isso que é uma dica cultural, Ana!

Então estamos de acordo também em relação a isso, Anna. O calor de Belém é inaceitável para mim. Tanto que chamo a cidade de "sucursal do inferno".

Conheço essas ilustrações, Caio. E não te surpreendas por não serem "fofas". Já leste as versões originais dos contos infantis? São terríveis! Cheios de sangue, sofrimento e até alusões a pedofilia!

caio disse...

Não li, mas já soube de algo assim, lembro de ter lido em uma Mundo Estranho. Foram os Grimm que "afofaram" ou eles ainda seguiam as receitas originais?

Mesmo hoje, os contos mudam. Com o advento da sustentabilidade, os contos hoje já têm certas doses de ecologia, principalmente os amazônicos. Nem as cantigas escapam... li em outro lugar que "atirei o pau no gato" é alterada em alguns lugares, por soar cruel contra os animais.

Abraços!