quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ensino jurídico, segundo Fux

O ensino jurídico sempre foi um ensino muito hermético, muito conceitualista. Ensino de conceitos, onde não se procurava levar o aluno a pensar. Talvez até por uma influência política que visava engessar a inteligência do aluno de Direito. Nós estamos em uma época em que você não forma só um aluno para ser advogado. Você forma um cientista do Direito. Então, ele tem que ter uma visão interdisciplinar do fenômeno jurídico. Hoje o ensino jurídico é diferente, porque não é mais positivista. O professor deve levar ao aluno o conhecimento das virtualidades da lei, da necessidade da aplicação da lei à luz dos fins sociais a que a se destina. O homem do Direito não pode ser alheio à realidade do que está aí na rua, dessa pobreza. Ele não pode ser alheio à necessidade de se aplicar o Direito levando em consideração novos valores trazidos pela Constituição Federal. Não há mais possibilidade de se fazer um estudo estanque do Direito. O estudo do Direito hoje é um estudo à luz de princípios éticos, morais.

Trecho do longo e sensível currículo de Luiz Fux, Ministro do STJ ora indicado para o STF, escrito por ele mesmo. Vale a pena lê-lo.

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice,
Luiz Fux tem um currículo admirável e obras interessantes em processo civil.
Dele se fala que é um magistrado muito político, muito lobista - nada a ver com corrupção, esclareço.
Macula sua carreira uma história mal contada de obtenção de privilégios em embarques internacionais em favor da filha e amigos, usando do cargo de ministro de Tribunal Superior.
Oxalá seja um bom ministro. Capacidade ele tem para isso.

Yúdice Andrade disse...

Francisco, infelizmente tomei conhecimento desse senão no currículo de Fux. Pelo visto, nunca encontraremos mesmo a tal reputação ilibada, o que é de se lamentar. Mas, no cômputo geral, parece que o país está na vantagem.