quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Avaliação trienal de cursos de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES divulgou, ontem, o resultado da avaliação trienal dos cursos de pós-graduação em todo o Brasil. Sabemos, agora, que de 2007 para cá o número de cursos aumentou quase 21%, chegando a um total de 4.099. A má notícia para 85 deles (2,1%) é não terem alcançado a nota mínima. Tais cursos podem recorrer mas, em caso de insucesso, serão fechados.
A avaliação de desempenho é mensurada através de uma escala que vai de 1 a 7. As notas 1 e 2 correspondem ao desempenho abaixo do mínimo. Estes cursos não foram divulgados na lista oficial da CAPES, para lhes preservar os nomes enquanto recorrem. A nota mínima, portanto, é 3 e foi aplicada à maioria dos cursos paraenses, que aparecem na aludida listagem, ratificando uma fragilidade educacional crônica no Pará.
Quatro instituições paraenses figuram no rol: a Universidade do Estado do Pará UEPA, a Universidade Federal do Pará UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA e a Universidade da Amazônia UNAMA.

A UEPA comparece com um único curso, de mestrado em educação, com nota 3.







A UFPA emplaca 41 programas, sendo, dos de mestrado, dezesseis com nota 3 e cinco com nota 4, além de um mestrado profissional com nota 3. Há um de doutorado com nota 4. Dos programas de mestrado e doutorado, há quatro com nota 3, nove com nota 4, quatro com nota 5 e um com nota 6. Sem surpresas, o curso mais próximo da excelência é o de Geologia, que há muitos anos se beneficia de investimentos hauridos junto ao conglomerado Vale do Rio Doce, ou simplesmente Vale, para ser, desde a graduação, um dos melhores do país.


A UFRA teve aprovados quatro programas, sendo três de mestrado (dois com nota 3, um com 4) e um de doutorado, com nota 3.







A UNAMA registra três programas de mestrado, todos com nota 3.





Para o meu povo, ou seja, a turma do Direito, a boa notícia é que o programa de mestrado e doutorado da UFPA foi um dos que recebeu a nota 5. A má é que o programa de mestrado da UNAMA não aparece na lista.
Outro aspecto que não enuncia o menor traço de surpresa é que a região Sudeste reúne 83% dos cursos mais importantes do país. Bom para eles. Para nós, isso demonstra a necessidade de fazer o dever de casa, trabalhar duro e construir um outro futuro, que obviamente é possível.

Fontes: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/09/2-dos-4-mil-cursos-de-pos-do-pais-nao-atingem-nota-minima-diz-capes.html e http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/09/veja-quais-instituicoes-tem-mais-cursos-de-pos-com-nota-maxima.html

2 comentários:

Victor disse...

Pelo menos os 17&% restantes ainda se encontram em outras regiões do Braisl, como o nosso Programa de pós-Graduação em Direito!

Yúdice Andrade disse...

Também fiquei muito feliz com a boa avaliação do nosso programa, Victor. Afinal, aqui se trabalha muito, com esforço, vencendo inúmeras dificuldades, inclusive uma inexplicável falta de credibilidade prévia. É maravilhoso quando mostramos que o clichê está errado.