domingo, 7 de janeiro de 2007

Porto do Contrato


Porto do contrato era o nome que se dava aos portos que serviam de locais próprios para o comércio. As mercadorias chegavam de barco e eram negociadas com o pessoal de terra, a fim de abastecer a região. Havia um muito ativo em uma localidade que, no ano de 1526, foi batizada por Sebastian Cabotto de Ribeirão. O mesmo Sebastian batizou a ilha na qual ficava o Ribeirão: Ilha de Santa Catarina, que hoje sedia o Município de Florianópolis.
Após um período de marasmo, o porto foi reativado em 1760, com a chegada de imigrantes açorianos e africanos. Seu cais serviu de entreposto comercial até a década de 1940, quando o mar perdeu a função de principal via de transporte, status conferido às rodovias.
O local onde funcionou o porto do contrato se transformou em restaurante, há pouco mais de dois anos. É um lugar belíssimo, que inspira tranquilidade e tem uma proposta declarada de preservação histórica. Evidentemente, a base de seu cardápio são os frutos do mar.
Eu não me atrevo a chegar perto, mas quem gosta deve experimentar a sequência de ostras. São nada menos que quatorze modalidades diferentes: ao bafo, aos cinco queijos, gratinadas, na manteiga, embriagadas (no martíni), no vinagrete, empanadas, ao molho de côco e outras, que não me lembro porque, para mim, ostra não é comida. Uma delas vem mergulhada numa dose de tequila com suco de tomate. No mínimo exótico.
Se for a Florianópolis, visite o restaurante Porto do Contrato, na Rodovia Baldicero Filomeno, 5544, Ribeirão da Ilha, 88064-002, fone (48) 3337.1026. Mas vá com tempo, porque a comida demora...
Isto não é um jabá. Porque a comida demorou para c...ontrato.

8 comentários:

Anônimo disse...

Se há um paraiso na terra, e´na ilha de Florianópolis... Se há um lugar cheio de cantos e recantos, e´em Floripa!
Só Belem com suas 42(?) ilhas, e´mais...

Frederico Guerreiro disse...

O lugar é tão chique que tem até guia de luxo... (rssss)

Yúdice Andrade disse...

Fred, por acaso o guia sou eu? Se for, obrigado pela adjetivação. Um abraço.
Anônimo, se não me engano são 39 ilhas. O sociólogo Mariano Klautau, ativista ambiental e grande figura humana, escreveu uma cartilha chamada "Dimensão insular de Belém", muito interessante. Mas umas reportagens que vi apontavam números diferentes. Confesso que já não tenho certeza. E, sim, Belém é maravilhosa, apesar de tudo.

Anônimo disse...

...quente!

Anônimo disse...

Você vai ficar ai até quando?

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente, fico até amanhã, dia 10. Por mim, ficaria mais uns cinco anos...
Sim, quente. O calor está matando certas horas. Contudo, ao contrário de Belém, chega um momento que ele cede. E mesmo com todo o calor, a água do mar é fria. Uma delícia.

Anônimo disse...

Pois é...venha para cá que a "coisa tá pegando fogo"(rsrs), em todos os sentidos. Boa viagem de volta. Gosto dos seus comentários. Abraços.

Carlos Barretto  disse...

Eh!Cara!
Estive neste restaurante com 11 anos de idade, acompanhado de meu pai, minha mãe e meus irmãos.
Lembro que naquela época, havia lá também um show com danças típicas alemãs.
Foi uma grande surpresa vê-lo de novo.