sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O poder do Espírito

Estreia hoje, dentro do prazo previsto, o filme Nosso Lar, de Wagner Assis, baseado no romance homônimo do Espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier, o primeiro e maior best seller espírita.
Um dos cartazes oficiais.
Os números caudalosos do romance já despontam no horizonte da versão cinematográfica. Trata-se do filme mais caro da história do cinema brasileiro (embora tenha custado cerca de 18 milhões de reais: um nada, se comparado mesmo a comediazinhas imbecilizantes americanas) e com o maior número de cópias (435). A distribuição sempre foi um entrave severo na produção nacional. Agora, espera-se um recorde de bilheteria.
Não é vaidade esperar isso. Apesar de que muita gente torce a cara ao ouvir falar de Espiritismo, o fascínio despertado pelas coisas do outro mundo move a humanidade, desde os seus primórdios. E é o Espiritismo que apresenta esse outro mundo sem mistificações, de forma didática e com propósitos bem definidos. Aliás, o detalhamento e o didatismo na descrição do mundo espiritual é o que explica o sucesso do romance Nosso lar.
A TV já investiu em várias produções de conteúdo espiritualista e sempre obtém bons resultados. Refiro-me a novelas como A viagem (em duas versões), Alma gêmea e a atualmente em cartaz Escrito nas estrelas. O filme Chico Xavier foi um sucesso e catapultou outras produções do gênero, inclusive a minissérie A cura, ora em exibição pela Rede Globo que, apesar de sua vinculação tradicional à Igreja Católica, não desdenha dos resultados que o Espiritismo lhe pode proporcionar.
Atraídos por mais uma onda espiritualista midiática, é possível que Nosso Lar ultrapasse em números os seus antecessores. Em 5 de abril, externei minhas preocupações em relação ao filme. Chegou a hora de conferir. Espero que meus medos sejam infundados.

Saiba mais sobre o filme aqui e, principalmente, aqui.
Um detalhe interessante: os portais de notícias estão noticiando a estreia do filme, menos o R7, da Rede Record e, portanto, da Igreja Universal. Digitando a expressão de busca "Nosso Lar" no site, o único resultado que encontrei foi uma crítica até simpática no blog do Rubens Ewald Filho. Por que será?

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Mesmo não acreditando nas teorias das religiões, eu gosto de algumas coisas que são ditas.
Eu sempre achei que o catolicismo prega a caridade e o espiritisdmo pratica a caridade.

Yúdice Andrade disse...

Há uma certa lógica nessa tua ideia, Ana, mas eu sou suspeito para falar.