sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Desembargador

Fausto Martin De Sanctis, juiz federal há 19 anos, tomará posse às 17 horas de hoje no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que abrange os Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. De Sanctis vem a ser o juiz que, na titularidade da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, comandou as ações penais contra o banqueiro e multiacusado Daniel Dantas, que nessa época provou ser um dos homens mais poderosos do Brasil, no pior e mais pragmático sentido. O ex-delegado de Polícia Federal e hoje deputado federal Protógenes Queiroz, que presidia os inquéritos, caiu em desgraça por se meter com o dito cujo. E o próprio De Sanctis se viu em maus lençois, sendo ameaçado de irregularidades na condução dos processos contra Dantas, que poderia ter inclusive repercussões criminais. Felizmente, para ele a tempestade passou e veio a recompensa, através da promoção ao desembargo.
O nome de De Sanctis também consta de uma lista que a Associação dos Juízes Federais do Brasil AJUFE encaminhou à presidente da República, Dilma Rousseff, agora em janeiro, sugerindo a nomeação de um juiz federal para ocupar a 11ª vaga do Supremo Tribunal Federal, ainda aberta, porque há tempos não se indica para a Corte Suprema um juiz de carreira.
Já pensou, De Sanctis no mesmo patamar que Gilmar Mendes? Eu adoraria ver isso acontecer.
O magistrado é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e professor universitário. Foi promotor de justiça e juiz estadual.
Infelizmente, De Sanctis já emite sinais preocupantes. Para sua posse, ele quis pompa (solenidade na Sala São Paulo ou no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ambos os espaços reconhecidos por sua suntuosidade) e circunstância (que o tribunal pagasse as despesas do evento). Não conseguiu nada e me causou uma impressão bem ruim.

Leia mais: http://www.conjur.com.br/2011-jan-28/trf-nega-pedido-fausto-sanctis-posse-gala; http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2011/01/20/ajufe-encaminha-a-presidente-dilma-lista-para-ministro-do-stf/

5 comentários:

caio disse...

O que eu cheguei a ler é que a promoção dele foi uma manobra para deixa-lo longe dos processos envolvendo Dantas. A competência do De Sanctis passaria a ser outra... acho que do INSS.

Nina disse...

Quer conhecer alguém? Dê-lhe poder. O novo desembargador já mostrou ao que veio. Triste Brasil...

Yúdice Andrade disse...

Não tinha lido nada sobre isso, Caio, mas não me surpreenderia nem um pouco. Brasil é isso. Essa promoção acabaria sendo um "cala a boca".

Será que esse título, "desembargador", provoca modificações neurológicas nas pessoas, Nina? Estranho...

Anônimo disse...

NADA DISSO, a promoção é volitiva, concorre quem quiser, quem quer se aposentar como juiz de 1 grau, fica. Ninguém obriga ninguém a ser promovido.

Artur Dias disse...

A respeito do caso Daniel Dantas, leia o último Jornal Pessoal, com matéria sobre o livro do jornalista Raimundo Rodrigues.